16/01/2023 às 13:07

Adolescentes do Sistema Socioeducativo fazem provas para o Enem

Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade aplicou exames na semana passada 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), 122 adolescentes e jovens fizeram provas para avaliar o desempenho ao término da educação básica, nos dias 11 e 12 deste mês, com vistas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) destinado a pessoas privadas de liberdade (PPL).

Os socioeducandos menores de 18 anos participaram na condição de treineiros. Como ainda não estão aptos a iniciar o ensino superior, sua participação nos exames contribui para o desenvolvimento e verificação de habilidades e conhecimentos.

Exames para avaliar conhecimentos com vistas ao Enem foram feitos por 122 socioeducandos na semana passada | Foto: Divulgação/Agência Brasil

[Olho texto=”“Um dos objetivos da socioeducação é utilizar os métodos educacionais como uma ferramenta de transformação na vida desses adolescentes e jovens” ” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

O Enem PPL segue o mesmo padrão da modalidade regular, ou seja, os socioeducandos que participam dos exames e conseguem a pontuação mínima nas provas objetivas e na redação podem concorrer às vagas diretamente nos processos seletivos das faculdades. Também poderão pleitear o ingresso em um curso de graduação em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do governo federal, ou pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (ProUni) nas instituições de ensino superior privadas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Vidas transformadas

“O nível de dificuldade das provas é o mesmo do exame regular, porém as avaliações são aplicadas dentro das unidades de internação”, explica a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “Um dos objetivos da socioeducação é utilizar os métodos educacionais como uma ferramenta de transformação na vida desses adolescentes e jovens.”

O subsecretário do Sistema Socioeducativo, Demontiê Alves, reforça: “A participação dos adolescentes e jovens do Sistema Socioeducativo no certame é uma garantia da diminuição da taxa de distorção idade-série e do acesso desse público aos ensinos médio e superior”.

As provas tiveram a mesma composição do Enem regular: uma redação e 180 questões objetivas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus)