16/01/2023 às 14:38

Curso de verão da Escola de Música de Brasília vai até 27 de janeiro

Mais de 3,4 mil alunos estão inscritos; todas as noites, às 19h, haverá apresentações musicais com os artistas convidados e também do DF, com entrada gratuita

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

A boa música vai tomar conta de Brasília pelas próximas duas semanas com a 44ª edição do Curso Internacional de Verão de Brasília (Civebra), que será realizada até o dia 27 de janeiro na Escola de Música de Brasília (EMB). Todas as noites, às 19h, haverá apresentações musicais com os artistas convidados e também do DF, com entrada gratuita – confira a programação.

[Olho texto=”Até o dia 27, os 3,4 mil alunos matriculados no Civebra poderão assistir aulas presenciais das 9h às 12h e das 15h às 18h. Também haverá aulas online, transmitidas pelo canal no YouTube da EMB” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O concerto de abertura ocorreu neste domingo (15), na EMB, e contou com uma aplaudida apresentação da orquestra Big Band. Formada por músicos convidados, a maioria alunos e ex-alunos da Escola de Música de Brasília, e por alguns professores que vão ministrar aulas no curso de verão, a Big Band conta com a presença de instrumentos diferentes de uma orquestra tradicional, como a bateria, e tem outro estilo musical.

O concerto de abertura do 44º Civebra, no domingo (15), foi feito pela orquestra Big Band | Foto: Henrique Fernandes/Ascom SEEDF

Com a regência do maestro Joel Barbosa, a banda tocou as dez obras que compõem a suíte Coisas, de Moacir Santana. A apresentação durou cerca de uma hora e foi aplaudida de pé pelo público que lotou o teatro Levino de Alcântara, na 602 Sul.

A Secretaria de Educação foi representada na abertura do Civebra pelos subsecretários Júlio Cesar Moronari, de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav); Ana Paula Aguiar, de Gestão de Pessoas (Sugep); Nivaldo Vieira Félix, de Apoio às Políticas Educacionais (Suape), e Maria das Graças de Paula Machado, de Formação Continuada (Eape), que acompanharam a apresentação. “Investimento em arte é uma obrigação”, disse Júlio Moronari, em nome da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Civebra é realizado desde 1977 e já se tornou um evento oficial no calendário da cidade. Todos os anos, o curso homenageia um artista conhecido em todo o mundo. Nesta edição, o homenageado é o compositor, pianista e maestro russo Sergei Rachmaninoff, além do arranjador, compositor, maestro e multi-instrumentista brasileiro Moacir Santos.

Aulas presenciais e on-line

Até o dia 27, os 3,4 mil alunos matriculados no Civebra poderão assistir aulas presenciais das 9h às 12h e das 15h às 18h. Também haverá aulas online, transmitidas pelo canal da EMB no YouTube. Hoje, às 19h, haverá a palestra Plataformas Digitais: o caminho do artista, com o músico, produtor e jornalista David Dines.

*Com informações da Secretaria de Educação