16/01/2023 às 17:44, atualizado em 16/01/2023 às 20:41

GDF Presente recupera piso de pedras portuguesas na Avenida Hélio Prates

Trecho ocupa parte do canteiro central em Ceilândia; trabalho segue até março, mês de aniversário da região administrativa

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

As pedras portuguesas que compõem boa parte das calçadas na Avenida Hélio Prates estão sendo recuperadas. A meta do Governo do Distrito Federal (GDF) é recompor todo o piso com essas pedras até março, quando Ceilândia comemora aniversário no dia 27.

Trabalho de recuperação das pedras portuguesas na Avenida Hélio Prates, em Ceilândia | Foto: Divulgação/GDF Presente

O trecho em questão tem pouco mais de um quilômetro e vai desde o cruzamento por onde passa a Feira Central até o Grupamento do Corpo de Bombeiros. O trabalho envolve as equipes do programa GDF Presente.

“A recuperação das pedras portuguesas na entrada de Ceilândia iniciou-se há duas semanas e está sendo realizada pelo projeto Mãos Dadas. O trabalho já tem dado uma repercussão benéfica aos comerciantes e moradores da região, pois era um pedido de muitos anos. Pretendemos finalizar esse projeto antes do aniversário da cidade”, explica o administrador da cidade, Dilson Resende.

Ao longo deste trecho da Avenida Hélio Prates, o calçamento está irregular, com as pedras soltas. Foi então que o governo tomou a providência de corrigir o problema. “O primeiro trabalho é a limpeza do quadriculado onde faltam as peças, como se fosse um jogo de quebra-cabeças. A intenção é melhorar o piso do canteiro central e, consequentemente, a mobilidade e toda a paisagem no centro de Ceilândia”, detalha o diretor de Obras da administração local, Sérgio Barbosa Pimenta.

Além deste trabalho, o GDF Presente tem atuado na reposição de meios-fios, na poda de árvores e na capina da região.

GDF Presente recupera piso de pedras portuguesas na Avenida Hélio Prates