16/01/2023 às 16:40

RenovaDF vai iniciar seu oitavo ciclo com 1,5 mil vagas

Programa de qualificação e recuperação de espaços públicos já passou por 15 cidades. Inscrições abertas desde sexta (13) já atraíram mais de 15 mil pessoas

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília I Edição: Renata Lu

Com mais de 11 mil aprendizes formados no ano passado, o RenovaDF volta com força total em 2023. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) vai iniciar em fevereiro o 8º ciclo do programa, com 1.500 novas vagas. Já conhecido nas regiões administrativas da capital, o RenovaDF forma aprendizes para a qualificação e recuperação de espaços públicos. As aulas começam no mês que vem e, desde sexta-feira (13), 15.268 interessados já se inscreveram para o novo ciclo.

No setor da construção civil, os alunos executam atividades aprendidas como pintura, reforma de praças, quadras poliesportivas, parquinhos e reparos em campos sintéticos | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

As inscrições foram abertas na última sexta-feira (13) e se encerram no dia 22. Elas podem ser feitas aqui.

No momento, o governo está realizando estudos técnicos para definir quais serão as cidades atendidas e os equipamentos a serem restaurados pelo programa. E vem novidade por aí. “Estamos analisando possibilidades e uma delas é que cada ciclo do RenovaDF tenha duração de seis meses. Assim, o aluno teria três meses de curso e outros três de estágio na área da construção civil”, informa o secretário da Sedet, Thales Mendes.

[Olho texto=”“O RenovaDF, hoje, é muito mais do que um programa de qualificação profissional. Tornou-se, inclusive, uma política de desenvolvimento econômico de nossa cidade”” assinatura=”Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda ” esquerda_direita_centro=”direita”]

No setor da construção civil, os alunos executam atividades aprendidas como pintura, reforma de praças, quadras poliesportivas, parquinhos, reparos em campos sintéticos, entre outras. Outro curso bem disputado é o de jardinagem. As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os aprendizes recebem ainda bolsa no valor de um salário mínimo, vale-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

“O RenovaDF, hoje, é muito mais do que um programa de qualificação profissional. Tornou-se, inclusive, uma política de desenvolvimento econômico de nossa cidade”, pontua Thales. “Começaremos com o oitavo ciclo agora e a expectativa é que tenhamos em 2023 mais de 9 mil vagas abertas”, diz o gestor. A sétima formatura do programa ocorreu em 23 de dezembro, momento em que 1.710 alunos receberam os certificados de conclusão do curso.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Cerca de 1.200 espaços públicos renovados

Segundo números da Sedet, aproximadamente 1.200 espaços públicos foram recuperados por homens e mulheres do RenovaDF desde 2021. Locais de grande circulação de pessoas, como centros olímpicos e paralímpicos (COPs); e de veículos, como o Buraco do Tatu, já ganharam melhorias pelas mãos dos aprendizes.

Quinze cidades foram contempladas até o momento: Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia, Estrutural, Gama, Guará, Itapoã, Planaltina, Plano Piloto, Riacho Fundo, São Sebastião, Samambaia, Sobradinho, Vargem Bonita e Varjão.