16/01/2023 às 20:03, atualizado em 17/01/2023 às 12:19

Vídeo de boas práticas no uso do SEI-GDF está disponível na internet

Dicas e orientações, transmitidas no canal do YouTube da Seplad, ajudam servidores a usar melhor a estrutura do sistema

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Escolher o tipo de documento para tramitar no sistema eletrônico de informações (SEI) pode ser um problema para quem não tem muita prática com a ferramenta. A fim de esclarecer essa e outras dúvidas, além de apresentar as boas práticas no uso do SEI-GDF, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) transmitiu uma live na tarde desta segunda-feira (16).

[Olho texto=”“Essa capacitação visa especialmente o aperfeiçoamento das boas práticas e conhecimento dos procedimentos operacionais”” assinatura=”Ana Paula Cardoso, secretária executiva de Gestão Administrativa da Seplad” esquerda_direita_centro=”direita”]

A secretária executiva de Gestão Administrativa, Ana Paula Cardoso, participou da transmissão e destacou a importância do sistema no cotidiano dos servidores. “O SEI é uma ferramenta fundamental no nosso dia a dia, tanto que já temos mais de 140 mil usuários”, destacou. “Essa capacitação visa especialmente o aperfeiçoamento das boas práticas e conhecimento dos procedimentos operacionais”, completou, ao informar que outros treinamentos estão sendo preparados para apresentar as novidades e  os aperfeiçoamentos da ferramenta.

Live da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração esclareceu dúvidas a respeito do uso do SEI-GDF | Foto: Reprodução/YouTube

A transmissão foi conduzida pela chefe da Unidade Central de Gestão do Processo Eletrônico e Inovação, Lucirene Carneiro, que levantou as principais questões na utilização do sistema. “A unidade central identifica as dúvidas mais recorrentes dos usuários e orienta cada unidade setorial, de cada órgão, para dar suporte aos seus servidores”, detalhou.

Durante a live, Lucirene explicou alguns mecanismos de gestão do sistema, como marcadores, pontos de controle e retorno programado. “É muito importante especificar o tipo de processo, especialmente aqueles relacionados a gestão de pessoas ou atendimento ao cidadão”, pontuou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Lucirene Carneiro incentivou os servidores a participarem de treinamentos de utilização do sistema. “A Escola de Governo (Egov) oferece turmas presenciais e a distância para instruir usuários”, afirmou. Em 2022, foram capacitados mais instrutores para que a escola possa oferecer mais turmas presenciais neste ano. As inscrições podem ser efetuadas pelo site da Egov.

Outro destaque foi sobre a adequação dos documentos ao Manual de Comunicação Oficial do GDF. Ao observar as regras oficiais, os usuários podem saber qual tipo de documento usar e qual a formatação correta de cada tipo de documento. “O SEI é um sistema de informação, e isso exige do usuário responsabilidade como servidor para tratar a informação de maneira correta”, ressaltou a gerente de Documentação Eletrônica, Janaína Ferreira.

A transmissão continua disponível no canal da Seplad no YouTube. Outras dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail gestaosei@economia.df.gov.br.

*Com informações da Seplad