17/01/2023 às 10:00, atualizado em 17/01/2023 às 10:01

Ações educativas de trânsito marcam presença em vários pontos do DF

São 1,7 milhão de veículos registrados na base de dados do Detran; órgão atua constantemente em campanhas de conscientização

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Até o dia 22, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) fará ações educativas em várias regiões administrativas. No total, 1,7 milhão de veículos estão registrados na base de dados do Detran. É a esse público, incluídos os cerca de 2,5 milhões de veículos que circulam pelas rodovias do DF com pessoas que se deslocam das cidades do Entorno, que se destina a iniciativa. 

A campanha Café na Faixa tem como foco reforçar a conscientização de pedestres e motoristas sobre os cuidados na travessia | Foto: Divulgação/Detran

Nesta terça-feira (17), das 10h às 12h, haverá uma ação com mímicos no Aeroporto JK e, das 17h às 19h30, atividades do Projeto Coletivo Responsável, no Terminal Rodoviário de Santa Maria.

Na quarta (18), os mímicos estarão em frente à faixa de pedestre do Taguatinga Shopping, com objetivo de orientar motoristas e pedestres para o uso correto da sinalização. Mais tarde, das 18h às 20h30, o Detran atuará nas avenidas comerciais dos setores Sudoeste e Noroeste, desta vez com o projeto Entregador de App, destinado a motociclistas que trabalham como entregadores em empresas de aplicativo.

Já na quinta-feira (19), entre as 5h30 e as 8h, no Centro de Taguatinga, haverá o Café na Faixa. Nessa ação, as equipes do Detran orientam pedestres sobre a maneira correta de atravessar a via, enquanto os motoristas recebem dicas sobre a sinalização. Das 10h às 11h30, uma blitz educativa estará montada na Rua do Lago, em Brazlândia; e, às 16h30, será apresentado um espetáculo teatral na colônia de férias Plim, na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do DF.

A sexta-feira (20) terá contação de histórias na Casa das Artes da CLN 102, na Asa Norte, entre as 12h e as 17h. Ainda nesse dia, às 14h30, um espetáculo teatral será oferecido no Recanto Andalásia, no Park Way.

No sábado, o movimento começa cedo: das 8h às 12h, haverá ação educativa com mímicos e espetáculo teatral no Taguaparque, em Taguatinga. Também nesse local, o projeto Detran nos Parques levará ações das 8h30 às 11h50.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Faixas de pedestre

Um dos focos da iniciativa do Detran é a questão das faixas de pedestre. “Há uma preocupação com a travessia de idosos nas faixas”, afirma o assessor da Diretoria-Geral do órgão, Glauber Peixoto. De acordo com o gestor, as ações nas faixas de pedestres têm importância especial para os idosos, que, em função da dificuldade de locomoção, têm risco de atropelamento.

Trabalhos de conscientização fazem parte da rotina do Detran. “Pessoas que tiveram contato com ações educativas quando eram crianças hoje têm consciência de como agir de forma correta no trânsito”, reforça Glauber. 

Com relação aos motoristas, o foco são condutores de 19 a 30 anos, em sua maioria do sexo masculino – faixa que, segundo os estudos do Detran, abrange os que mais se envolvem em acidentes no trânsito.