17/01/2023 às 18:17, atualizado em 17/01/2023 às 18:42

Desobstrução de boca de lobo acaba com alagamento em quadra de Ceilândia

QNO 17 sofria com o acúmulo de água na rua. Entupimento chegou a atingir manilha de escoamento de água

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Uma única boca de lobo entupida pode causar transtorno a uma rua inteira. A equipe do GDF Presente esteve na QNO 17, em Ceilândia, na semana passada, para desobstruir o interior de um bueiro. A quantidade de resíduos era tão grande que bloqueava até mesmo a manilha responsável por conduzir a água até a rede de drenagem.

A ação envolveu limpeza da boca de lobo e da manilha da rede de drenagem, e troca da tampa do bueiro, que estava danificada | Foto: Divulgação/GDF Presente

O coordenador do Polo Oeste I, Elton Walcacer, conta que a boca de lobo até conseguia captar a chuva. Mas, por conta do entupimento, a água não era escoada. “O bueiro enchia e derramava tudo de novo na rua”, explica. “Quando os veículos passavam por esse alagamento pontual, espirraram um grande volume de água para dentro das lojas”.

Seis pessoas participaram da operação, que envolveu limpeza da boca de lobo e da manilha da rede de drenagem, e troca da tampa do bueiro, que estava danificada. “Contamos com o apoio da Novacap [Companhia Urbanizadora da Nova Capital] para fazer essa desobstrução”, afirma o diretor de Obras de Ceilândia, Sérgio Pimenta. “Foi um trabalho bem pontual, mas importante para a região”.

Desobstrução de boca de lobo acaba com alagamento em quadra de Ceilândia