17/01/2023 às 12:00

Trabalhadores da construção civil participam de curso sobre segurança 

Oferecida pelo GDF, capacitação começa no dia 23, na Faculdade Cerrado, em Taguatinga

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O GDF vai qualificar os profissionais da construção civil nas áreas de segurança e saúde do trabalho. Oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), o curso Capacitação dos Funcionários da Construção Civil preencheu todas as 100 inscrições abertas nos últimos dias. As aulas começam no dia 23 e vão até 17 de fevereiro, na Faculdade Cerrado, em Taguatinga.

Além do reforço nos conhecimentos técnicos, participantes do curso poderão desenvolver novas habilidades | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O curso terá uma carga horária de 80 horas/aula e contará com duas turmas – uma no período matutino e outra no noturno. Trata-se de uma parceria da Sedet com a organização da sociedade civil (OSC) Instituto Candango de Política Social e Economia Criativa (Icpec). Os professores serão indicados pela Faculdade Cerrado.

“Nosso direcionamento para a qualificação na área da construção civil se dá devido à demanda de mercado”, explica o titular da Sedet, Thales Mendes. “Além de conhecimentos técnicos, o aluno receberá aulas de procedimentos de higiene e segurança no trabalho. Os inscritos poderão ainda desenvolver novas habilidades, como liderança, relacionamento interpessoal e planejamento.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Diminuição de riscos

Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, em um período de dez anos (2012 a 2021), 22.954 pessoas morreram em acidentes de trabalho no Brasil. O observatório é mantido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). No mesmo intervalo, foram registradas 6,2 milhões de comunicações de acidentes de trabalho (CATs) em todo o país.

O presidente do Icpec, Luciano Garcia, informa que a capacitação terá dez módulos e focará principalmente a prevenção de acidentes e o surgimento de doenças profissionais no ambiente de trabalho. “É para mostrar aos profissionais da construção civil como é possível, entre outras coisas, diminuir riscos”, explica o gestor.

Após o término do período de inscrições, a Sedet começa a receber a documentação para matrículas dos interessados. Há também um cadastro de reserva, caso os candidatos não cumpram os requisitos necessários. O edital de chamamento público e mais informações sobre a capacitação podem ser acessados no site da secretaria.