19/01/2023 às 13:53, atualizado em 19/01/2023 às 14:06

GDF faz a troca do gramado do Bezerrão

Última reforma no piso do campo foi feita há 15 anos; na obra atual, também foram substituídos o sistema de irrigação do campo e a areia que dá sustentação à grama

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O gramado do Estádio Bezerrão, no Gama, passa por uma reforma completa. A obra, que demandou recursos de R$ 628 mil, consiste na troca do sistema de irrigação e na colocação de nova camada de areia abaixo da grama – a que será plantada é do tipo tifway, ideal para práticas esportivas. Inaugurado em 1977, o estádio teve o gramado trocado pela última vez há 15 anos.

Quando concluídas as obras, o novo gramado terá o nivelamento feito por meio de laser | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

[Olho texto=”“Não se trata simplesmente de colocar areia e nivelar mais ou menos. O terreno vai sendo compactado para que, quando a grama for instalada, fique correta, sem desníveis” ” assinatura=”Rômulo Ervilha, fiscal de obras da Novacap” esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com o fiscal do contrato da obra na Novacap, Rômulo Ervilha, o trabalho contará com tecnologia de nivelamento, o que garantirá ao campo as condições ideais para partidas de futebol. “O nivelamento é feito a laser, e a máquina niveladora passa várias vezes”, explica.

A operação utilizará 10 mil m² de grama. “Não se trata simplesmente de colocar areia e nivelar mais ou menos”, pontua o fiscal. “Tem um tratorzinho que puxa uma máquina responsável pelo nivelamento. Ao mesmo tempo, o terreno vai sendo compactado para que, quando a grama for instalada, fique correta, sem desníveis”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A área externa do Bezerrão serviu como ponto de instalação de um hospital de campanha durante a pandemia de covid-19, em 2021. No fim do ano passado, quando a estrutura pôde ser retirada em função da queda expressiva de casos da doença, a Novacap, responsável pela obra, identificou a necessidade de reformar o gramado e substituir também o sistema de drenagem.

“Para a população do Gama, é superimportante a volta do funcionamento do estádio, pois é um espaço de lazer para a cidade. Temos um time de futebol aqui. Não faz sentido sairmos do Gama para vê-lo jogar”, afirma o funcionário dos Correios André Ferreira, 48 anos. 

O Campeonato Brasiliense da série A, o Candangão, começa no dia 28 de janeiro e vai até abril. O time do Gama estreia no dia seguinte (29), contra o Taguatinga, no estádio do Defelê, na Vila Planalto.  

GDF faz a troca do gramado do Bezerrão