19/01/2023 às 18:41

Helicóptero do Detran transporta coração vindo de Belo Horizonte

Esse foi o primeiro transporte do tipo em 2023. Voo entre a Base Aérea de Brasília e o Hospital das Forças Armadas (HFA) levou cerca de cinco minutos

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), por meio da Unidade de Operações Aéreas (Uopa), fez o transporte de um coração destinado a transplante na tarde de quarta-feira (18).

Assim que chegou à Base Aérea de Brasília, o coração foi transportado para o HFA no helicóptero Sentinela | Foto: Divulgação/Detran-DF

O órgão veio de Belo Horizonte, em avião da Força Aérea Brasileira, e chegou a Brasília por volta das 14h50, quando a aeronave do Detran já aguardava a comitiva na Base Aérea. De lá, o coração seguiu com a equipe médica no helicóptero Sentinela direto para o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF), no Hospital das Forças Armadas (HFA), em vôo que durou cerca de cinco minutos.

Esse foi o primeiro transporte de coração realizado pelo Detran em 2023. Em todo o ano passado, o helicóptero da autarquia auxiliou no transporte de 19 órgãos.

*Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal