19/01/2023 às 18:11

Lanche surpresa celebra conquistas de pacientes no Hospital da Criança

Bolos esculpidos em frutas ajudam a celebrar etapas de tratamentos vencidas pelas crianças

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) abraça os momentos marcantes da vida das crianças atendidas — como os fins de ciclos quimioterápicos e os aniversários de quem está internado. Foi o que aconteceu quando a jovem Júlia Alves, 15 anos, encerrou uma etapa de seu tratamento. Durante sessão de quimioterapia, na última sexta-feira (13), a adolescente foi surpreendida com um bolo de frutas feito especialmente para ela.

[Olho texto=”“Procuramos inovar em prol de nossas crianças, buscando sair do convencional para ações lúdicas, sem perder o nosso foco nutricional, que é a alimentação saudável”” assinatura=”Nádia Gruezo, gerente de Nutrição e Serviços do HCB” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Estou muito feliz por passar esse tempo com vocês, eu aprendi muitas coisas com a equipe. Foi um momento difícil, mas eu senti um carinho enorme vindo de todos, desde o pessoal da cozinha, das enfermeiras, até os médicos”, disse Júlia, emocionada, ao receber o bolo.

O lanche foi entregue pelos profissionais que a acompanharam durante seu tratamento, inclusive as equipes de nutrição e cozinha. “Eu achei o bolo uma gracinha, eles vieram perguntar antes sobre as frutas. Colocaram até as gavetinhas!”, contou a adolescente, ao perceber que a escultura tinha o formato de uma penteadeira. Essa é a segunda vez que ela comemora momentos importantes no HCB. No último aniversário, em setembro, ela também ganhou um bolo para celebrar.

Júlia Alves, 15 anos, celebrou o encerramento de mais uma etapa de seu tratamento com um bolo de frutas em formato de penteadeira: “Colocaram até as gavetinhas!”, disse a adolescente | Foto: Maria Clara Oliveira/HCB

A entrega dos bolos especiais começou há um ano, como forma de comemoração pelas etapas de tratamento vencidas; antes, ela era feita apenas nos dias de aniversário. “Procuramos inovar em prol de nossas crianças, buscando sair do convencional para ações lúdicas, sem perder o nosso foco nutricional, que é a alimentação saudável”, afirma a gerente de Nutrição e Serviços, Nádia Gruezo. Ela explica que “o bolo de frutas temático é personalizado para cada criança, a fim de não perdermos o encantamento merecido e deixar a festa mais divertida”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo a técnica em nutrição Brunna Ravenna, as equipes de enfermagem e nutrição se articulam para preparar o momento especial. Ao saber de datas de aniversário ou de fim da etapa de tratamento, enfermeiros informam a equipe de nutrição, que dá início ao preparo dos bolos comemorativos. De acordo com os gostos pessoais da criança, profissionais terceirizados que atuam na cozinha do HCB montam a estrutura com frutas — seja ela um castelo, um carrinho ou uma penteadeira, como foi o caso de Júlia.

“Comecei a fazer essas estruturas aqui no HCB, são todas feitas na hora; eu nunca tinha feito isso antes. Hoje, me pediram um bolo relacionado a maquiagem. Fiquei me perguntando como iria fazer, mas daí eu montei e deu certo”, afirma o saladeiro Renan da Silva, que encantou a todos com a surpresa feita para Júlia.

*Com informações do Hospital da Criança de Brasília José Alencar