19/01/2023 às 09:43, atualizado em 19/01/2023 às 10:01

Túnel de Taguatinga ganha primeira escada de emergência

Acesso da sala técnica da passagem subterrânea à Avenida Comercial deverá ser usado para evacuar o local em caso de incêndio

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Está pronta a primeira escada de emergência do Túnel de Taguatinga. Os degraus que ligam a sala técnica da passagem subterrânea à Avenida Comercial já estão totalmente concretados. O acesso é um dos três que vão atender a obra viária e será usado para evacuar a passagem subterrânea em caso de incêndio.

Com a escada concluída, operários trabalham nas fôrmas das paredes; saída será protegida por um hall de segurança feito de concreto armado | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“A escada central, que leva esse nome por conta da sua localização dentro da passagem, começou a ser construída na primeira semana de dezembro”, relata o engenheiro civil André Borges, um dos responsáveis pela obra. “São 26 degraus divididos em três patamares – é o menor dos acessos de emergência do túnel.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A saída da escada, à beira da Avenida Comercial, será protegida por um hall de segurança feito de concreto armado. Os operários têm trabalhado, atualmente, nas fôrmas das paredes. O recinto, com 2,8 m de altura, será munido de porta corta-fogo.

O maior dos três acessos, com 63 degraus, está em construção no lado norte do Túnel de Taguatinga, onde os veículos vão transitar no sentido Plano Piloto-Ceilândia. Já a escada localizada na metade sul do passagem será a última a ser construída.

Túnel de Taguatinga ganha primeira escada de emergência