20/01/2023 às 18:04

Fornecimento de sangue 24 horas completa um mês nesta sexta (20)

Mais de 1.500 bolsas de hemocomponentes foram transportadas às agências transfusionais em 275 viagens fora do horário comercial; serviço garante agilidade ao atendimento de quem mais precisa

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O serviço exclusivo de entrega 24 horas de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) completou um mês nesta sexta-feira (20). Desde 20 de dezembro de 2022, foram distribuídas, em regime de emergência, 1.556 bolsas de hemocomponentes – partes do sangue transfundidas aos pacientes necessitados. O transporte ocorreu em 275 viagens fora do horário comercial, totalizando 12.112 quilômetros rodados.

A partir de contratos firmados para viabilizar o fornecimento, o atendimento aos hospitais ficou mais ágil, ajudando em tratamentos e urgências de pacientes em todo o DF’ | Foto: Lucio Bernardo Jr / Agência Brasília

[Olho texto=”“O primeiro mês foi um período de adaptação para a FHB. Porém, ficamos felizes pela ampliação do nosso atendimento. Certamente, muitos pacientes estão sendo atendidos com mais agilidade”” assinatura=”Ryanne Camilo, diretora substituta de Processamento e Distribuição da FHB” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Seis veículos fazem a entrega de sangue e de busca e distribuição de insumos médico-hospitalares às agências transfusionais – bancos de sangue localizados em 13 hospitais públicos do Distrito Federal. Cada automóvel conta com sistema de rastreamento, temperatura validada e certificado de vistoria emitido pela Vigilância Sanitária do DF.

A FHB firmou três contratos com uma empresa de transporte e logística para viabilizar o fornecimento. A companhia também é responsável por manter a entrega mensal de hemoderivados – medicamentos produzidos a partir do sangue humano, aos pacientes com coagulopatias acompanhadas pela instituição e aos estoques dos hospitais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O primeiro mês foi um período de adaptação para a FHB. Porém, ficamos felizes pela ampliação do nosso atendimento. Certamente, muitos pacientes estão sendo atendidos com mais agilidade”, comenta a diretora substituta de Processamento e Distribuição da FHB, Ryanne Camilo.

Antes do fornecimento 24 horas, só havia entregas programadas, em horário comercial. Além disso, o transporte de urgência e emergência de hemocomponentes cabia aos hospitais, que nem sempre detinham dos veículos apropriados – prejudicando o atendimento à população.