24/01/2023 às 11:07, atualizado em 25/01/2023 às 09:21

Exposição traz reflexão sobre efeitos nocivos da moda

Encontro, que reúne 30 peças em galeria do Guará II, também promove uma oficina gratuita nesta quarta (25)

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Moda representa costumes, espelha comportamentos. É uma indústria que movimenta milhões em dinheiro e fascina milhares de pessoas. Mas tudo que é belo, claro, tem seu lado escuro e nocivo. Essa é a reflexão que propõe a mostra Re-Fashion: SobreVivência TransFormadora, em cartaz até 16 de fevereiro  no Espaço A Pilastra, na QE 40 do Guará II.

Peças variadas instigam um olhar crítico do espectador | Foto: Divulgação/Yasmin Velloso

Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), a exposição reúne 30 peças da designer de joias Lurdinha Danezy e da estilista Sandra Lima.  

Utilizando resíduos sólidos das indústria têxtil, calçadista e da construção civil como matéria-prima das criações, as duas artistas exibem artigos de moda únicos, além de promoverem no espaço atividades que estimulam o reaproveitamento de material. “A exposição convida o espectador a repensar seus hábitos e se posicionar com a consciência de salvar o mundo a partir das nossas responsabilidades como produtores e consumidores de moda”, resume Lurdinha Danezy. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O curador da mostra, Fernando Lakcman, reforça: “Não é um universo de um único olhar. Traz reflexão sobre a possibilidade da arte se misturar com a moda – que é um setor produtivo – e com o design, especialmente linkando todas essas áreas a algo que está muito em alta na sociedade hoje, que é a sustentabilidade”.

Também faz parte da exposição uma oficina gratuita, intitulada Desconstrução e Reconstrução, que ocupa a galeria nesta quarta-feira (25), das 18h às 22h. As inscrições podem ser feitas por este link. No dia do evento, o participante deve levar tesoura e peças de roupas, material que será utilizado para o aprendizado das técnicas.