25/01/2023 às 18:14, atualizado em 25/01/2023 às 18:26

Avança a colocação de forro no teto do Túnel de Taguatinga

A cobertura é feita com placas cimentícias nas áreas próximas aos ventiladores

Por Adriana Izel, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Parte do teto do Túnel de Taguatinga está sendo preenchida com forro. São placas cimentícias instaladas em armações de aço galvanizado em trechos próximos aos ventiladores. A cobertura é localizada antes e depois dos equipamentos.

As placas cimentícias são instaladas em armações de aço galvanizado em trechos próximos aos ventiladores | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Essa execução do forro ocorre na região dos ventiladores para combater as turbulências. São forros fixados antes e depois da linha dos equipamentos”, afirma o engenheiro civil e supervisor da obra, Samuel Teles. O teto do túnel é nervurado, com vigas expostas formando grandes espaços livres entre elas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A execução na laje teve início no começo do mês. Depois de 20 dias, a aplicação está avançada nas duas passagens subterrâneas. Além desse serviço, os túneis ainda recebem arremates em algumas placas cimentícias, acabamentos nas paredes de diafragma e execução de canaletas com tampas.

Ao todo, o Túnel de Taguatinga conta com 52 ventiladores, dos quais 30 ficam no lado do percurso da EPTG (Estrada Parque Taguatinga) até a Elmo Serejo, enquanto 22 estão posicionados no sentido contrário. Os aparelhos têm como objetivo garantir a qualidade de ar no interior da construção.

Considerada a maior obra viária em execução no Distrito Federal, o Túnel de Taguatinga vai beneficiar 37 mil motoristas que transitam pela região administrativa. O investimento é de R$ 275,7 milhões.

Avança a colocação de forro no teto do Túnel de Taguatinga