25/01/2023 às 20:24

GDF e Fiocruz têm convênio para supervisão técnica da Atenção Psicossocial

Objetivo é o aperfeiçoamento de toda a Rede Caps. Profissionais já estão atuando nas unidades de saúde

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Ao longo de todo o ano de 2023, as equipes dos serviços especializados de saúde mental do DF terão a supervisão clínico-institucional de nove profissionais com expertise na área. Eles contribuirão com o aperfeiçoamento de toda a Rede de Atenção Psicossocial Especializada por meio de discussão de casos, novas ideias de atendimentos e tratamentos. O contrato se deu por meio de um convênio entre a Secretaria de Saúde (SES) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Serão supervisionados os profissionais dos 18 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dois ambulatórios de saúde mental, sendo eles o do Adolescentro e do Centro de Orientação Médico Psicopedagógica (COMPP). “No primeiro momento, foram realizadas reuniões com os servidores para conhecerem a proposta do projeto de supervisão e, nesta semana, esses profissionais já começaram a atuar dentro das unidades”, explica a diretora de Serviços de Saúde Mental, Vanessa Soublin.

As reuniões que marcaram o início das atividades de supervisão contaram com a participação de trabalhadores e gestores dos serviços especializados de saúde mental do DF | Foto: Divulgação/SES-DF

A supervisão será realizada periodicamente, integrada com a agenda e a rotina dos serviços, por meio de metodologias participativas com profissionais, gestores, usuários e seus familiares. O projeto ainda vai promover o compartilhamento de práticas inovadoras por meio de fóruns temáticos e a divulgação das ações realizadas com a publicação das experiências em um fascículo temático.

“A expectativa é de que este convênio possa apoiar e qualificar os processos de trabalhos, na perspectiva do cuidado multiprofissional, em articulação com o território e com a rede, visando promover melhoria dos serviços prestados e o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial do DF”, destaca a diretora.

As reuniões que marcaram o início das atividades de supervisão ocorreram na última semana e contaram com a participação de trabalhadores e gestores dos serviços especializados de saúde mental do DF, totalizando 213 participantes. Os nove supervisores já começaram a atuar nas unidades esta semana.

*Com informações da Secretaria de Saúde