26/01/2023 às 17:32, atualizado em 26/01/2023 às 17:43

Alça para ônibus do Túnel de Taguatinga será sustentada por muralhas

Com 80 metros de extensão cada, os dois muros servem de apoio para a pista que liga viaduto do BRT à Avenida Elmo Serejo

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

A alça que ligará o viaduto exclusivo para ônibus do Túnel de Taguatinga à Avenida Elmo Serejo será sustentada por duas grandes muralhas. Em processo de construção, cada uma dessas robustas estruturas de contenção terá 80 metros de comprimento. O lado sul, mais avançado, já tem 60 metros concretados. No lado norte, a concretagem atingiu os 50 metros de extensão.

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Os engenheiros dividiram a estrutura em oito muros de 10 m cada. Os sete maiores, com altura máxima chegando a 4 m, serão concretados in loco | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Por conta do tamanho das muralhas, a obra tem sido executada em etapas. Os engenheiros dividiram a estrutura em oito muros de 10 m cada. Os sete maiores, com altura máxima chegando a 4 m, serão concretados in loco. Os demais, pré-moldados, já estão prontos para ser instalados. O engenheiro civil Samuel Teles, responsável por supervisionar a obra do Túnel de Taguatinga, detalha a evolução do serviço.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Estamos fazendo a base do sétimo muro no lado sul”, conta. “Já no lado norte, começamos a erguer o quinto muro. A armação do sexto está praticamente pronta, e o sétimo já está com a forma montada”. Alturas superiores a 2 m não podem ser concretadas de uma só vez, sob pena de o cimento se separar da brita quando o concreto é lançado pela parte superior da fôrma.

As duas muralhas vão apoiar a alça do BRT até que ela esteja a cerca de um metro da superfície. “O restante da pista não precisa de contenção”, explica o engenheiro civil José Alfredo Aguiar, um dos responsáveis pela construção do Túnel de Taguatinga. “Os últimos cinco metros serão feitos em cima de um aterro até que a via encontre as faixas de rolamento da Elmo Serejo”.

Alça para ônibus do Túnel de Taguatinga será sustentada por muralhas