26/01/2023 às 17:17, atualizado em 26/01/2023 às 17:38

GDF recupera via e rede de drenagem danificadas no Núcleo Bandeirante

Máquinas e servidores da Novacap, com a ajuda de reeducandos da Funap, atuam na região após os danos causados pelas fortes chuvas

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

As fortes chuvas que desabaram no Núcleo Bandeirante abriram uma enorme cratera no final da Rua 12 do Bairro Metropolitana, rompendo manilhas e tubulações subterrâneas. A força da água também destruiu a rede de águas pluviais. Para solucionar o problema, homens e máquinas da Novacap trabalham no local.

Quase 100 toneladas de restos de materiais de construção foram usados para tapar o enorme buraco que fica entre o córrego Ipê e a casa de dois moradores | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Desde a última quinta-feira (19), 12 caminhões caçambas com quase 100 toneladas de restos de materiais de construção foram usados para tapar o enorme buraco que fica entre o córrego Ipê e a casa de dois moradores.

“Moro neste setor há 40 anos e nunca aconteceu algo parecido, de quebrar manilhas e o chão desabar por causa da chuva, foi um pesadelo”, comenta o cozinheiro Valdemar Marques, 64 anos. “As chuvas foram bem fortes e infelizmente aconteceu esse enorme imprevisto”, lamenta o morador.

O cozinheiro Valdemar Marques, 64, mora na Metropolitana há 40 anos: “Nunca aconteceu algo parecido, de quebrar manilhas e o chão desabar por causa da chuva”

Caminhões caçamba e uma escavadeira trabalham no local com a ajuda de reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso, a Funap, além de um carpinteiro e um pedreiro. Supervisor de obras da Novacap responsável pela parte dos trabalhos envolvendo redes de águas pluviais, Paulo César da Conceição explica que não tem como prever quando as obras no local vão terminar.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Agora que aterramos a erosão, vamos recuperar canaletas, consertar a rede de águas pluviais e refazer algumas bocas de lobo”, planeja.

Moradora da Rua 12 há quase dez anos, a administradora Simone Ribeiro, 41, elogia o trabalho da equipe da Novacap. “No dia do incidente, foram mais de cinco horas de chuva, o que provocou o acúmulo de terra e lixo, provocando a erosão”, conta. “Ainda bem que o poder público agiu rápido e já está quase tudo pronto. Se a chuva não atrapalhar, logo tudo voltará ao normal. É o que a gente espera”, diz.

“Era uma demanda que os moradores há tempos já vinham solicitando e agora, em parceria com a Novacap, estamos na parte final das obras, com a colocação das pedras nas margens do córrego a fim de evitar futuras erosões, proteger os imóveis situados ali próximo e evitar futuros alagamentos”, afirma o administrador regional do Núcleo Bandeirante, Cláudio Márcio de Oliveira.

GDF recupera via e rede de drenagem danificadas no Núcleo Bandeirante