27/01/2023 às 17:18

Bocas de lobo da Avenida Elmo Serejo, em Ceilândia, passam por limpeza

Ação preventiva foi executada pela equipe do GDF Presente e da administração regional para evitar alagamentos na região

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O programa GDF Presente e a Administração Regional de Ceilândia executaram a limpeza de 50 bocas de lobo na Avenida Elmo Serejo. Uma equipe de 13 pessoas retirou descartáveis e terra das estruturas, localizadas a partir do viaduto do Metrô-DF, próximo à estação Ceilândia Sul, sentido Setor P. Sul.

Os trabalhos de desobstrução das bocas de lobo foram executados por oito reeducandos do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária | Foto: Divulgação/GDF Presente

[Olho texto=”“Além de causar alagamentos, a enxurrada pode provocar erosões nas ruas, que não são pavimentadas, e dificultar a vida dos moradores”” assinatura=”Dilson Resende, administrador de Ceilândia” esquerda_direita_centro=”direita”]

“É um trabalho importante para evitar enxurradas no Pôr do Sol, já que a água que desce pela Elmo Serejo vai para lá, passando pelo P. Sul”, explica o administrador da região, Dilson Resende. “Além de causar alagamentos, a enxurrada pode provocar erosões nas ruas, que não são pavimentadas, e dificultar a vida dos moradores”, completa o gestor.

Confira outras ações do GDF Presente:

O coordenador do Polo Oeste 2, Elton Walcacer, acrescenta que, além da limpeza das bocas de lobo, houve a reposição de tampas que foram deslocadas pelas enxurradas registradas no final do ano passado. “É mais segurança para os pedestres e ordem à zeladoria da avenida”, destaca ele.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A gerente de Manutenção e Conservação de Ceilândia, Tatiana Alves Souza, explica que todo o material encontrado nas bocas de lobo, principalmente descartáveis, é ensacado e disponibilizado para a coleta comum do SLU. “Já a terra é aproveitada como adubo. Espalhamos pelos canteiros da cidade, ao redor das árvores”, indica.

A desobstrução das bocas de lobo será depois executada por um caminhão hidrojato da Novacap. Participaram do trabalho oito reeducandos do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária.