27/01/2023 às 20:05, atualizado em 27/01/2023 às 20:55

Carmen Nícea Bittencourt toma posse como desembargadora do TJDFT

Celina Leão ressalta a importância da harmonia entre os poderes e de o DF contar com mais uma mulher entre os desembargadores

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

A juíza Carmen Nícea Nogueira Bittencourt tomou posse nesta sexta-feira (27) como desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). A governadora em exercício, Celina Leão, participou da cerimônia. Na oportunidade, Celina destacou a importância da relação entre Executivo e Judiciário.

“A harmonia entre os poderes é prevista na Constituição. Somos independentes, mas harmônicos. Hoje é um dia muito especial com mais uma mulher tomando posse como desembargadora. Sabemos a importância de ter mulheres em posições de decisão e é uma honra estar aqui prestigiando”, afirmou a governadora em exercício.

A governadora em exercício, Celina Leão, participou da solenidade da posse de Carmen Bittencourt como desembargadora do TJDFT | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A magistrada foi eleita por unanimidade pelo Tribunal Pleno do TJDFT pelo critério de merecimento em novembro de 2022. Juíza de Direito Substituta de 2° Grau, Carmen Bittencourt irá ocupar a vaga da aposentadoria da desembargadora Carmelita Brasil.

Nascida na cidade Araguari (MG), Carmen Bittencourt ingressou na magistratura do Distrito Federal como juíza de direito substituta em fevereiro de 1995, sendo promovida a juíza de direito em 1º de abril de 1997. Como juíza titular, esteve à frente da 2ª Vara de Família de Taguatinga, 2ª Vara de Família do Paranoá e do 2º Juizado de Fazenda Pública do DF. Foi diretora do Fórum da Circunscrição Judiciária de Taguatinga e do Paranoá. Tomou posse como juíza de direito substituta de 2° Grau, em 16 de julho de 2021.

Carmen Nícea Bittencourt toma posse como desembargadora do TJDFT