27/01/2023 às 11:30

Hélio Prates se prepara para integrar Corredor Eixo Oeste

Em sua terceira publicação nas redes sociais, série sobre o projeto de mobilidade urbana fala sobre avenida que cruza Taguatinga e Ceilândia

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

[Olho texto=”“O projeto de requalificação da Hélio Prates é revolucionário no sentido de promover uma mobilidade urbana eficiente e harmônica para pedestres, usuários do transporte público e motoristas”” assinatura=”Ery Brandi, subsecretária de Projetos, Orçamentos e Planejamento de Obras do GDF” esquerda_direita_centro=”direita”]

O passeio pelo Corredor Eixo Oeste avança em direção à Avenida Hélio Prates nas redes sociais da Secretaria de Obras. No terceiro post da série sobre o programa de mobilidade urbana, a pasta mostra como a via tem sido transformada para receber uma pista exclusiva para ônibus. O projeto prevê a ligação entre o Sol Nascente e a área central do Plano Piloto por meio de um corredor com 38,7 km de extensão voltado para o transporte público.

A Hélio Prates cruza duas das cidades mais populosas da capital federal: Ceilândia e Taguatinga. Não à toa, é uma das avenidas mais movimentadas do Distrito Federal. O comércio pulsante e o trânsito intenso são as características mais marcantes dessa via de 7,4 km de comprimento.

A Avenida Hélio Prates está passado por requalificação para receber o BRT, um investimento de cerca de R$ 68 milhões | Arte: Secretaria de Obras

A avenida tem passado por uma requalificação para receber o BRT (ônibus de trânsito rápido), um investimento de cerca de R$ 68 milhões. A reforma envolverá ampliação e remodelação das calçadas, reordenamento dos bolsões de estacionamento, construção de via marginal, pavimentação em concreto da faixa de rolamento direita, paisagismo e inclusão de mobiliário urbano. Também serão feitas obras complementares de drenagem e sinalização.

“O projeto de requalificação da Hélio Prates é revolucionário no sentido de promover uma mobilidade urbana eficiente e harmônica para pedestres, usuários do transporte público e motoristas”, comenta a subsecretária de Projetos, Orçamentos e Planejamento de Obras do GDF, Ery Brandi. “Tenho certeza que a população vai se surpreender quando a obra for entregue. Os benefícios para o comércio e os moradores serão imensuráveis”, afirma.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para minimizar o impacto das obras no dia a dia da comunidade, os trabalhos na Hélio Prates foram divididos em três etapas. As duas primeiras fases já estão em andamento. A terceira delas se encontra em fase final de elaboração de projeto.

Quer conhecer mais sobre o Corredor Eixo Oeste? Você pode conferir a série no Instagram e no Facebook da Secretaria de Obras.