27/01/2023 às 18:44

Servidores participam de seminário sobre saúde mental

Egov realizou o evento em parceria com a Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho da Seplad; objetivo foi apresentar estratégias para a prevenção ao adoecimento emocional 

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Servidores e empregados públicos do Governo do Distrito Federal (GDF) lotaram o auditório da Escola de Governo (Egov) para o seminário “Saúde mental: a vida pede equilíbrio”. O evento foi realizado pela Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), em parceria com a Egov.

O seminário contou com a presença de especialistas em saúde mental, que apresentaram técnicas e estratégias para prevenir o adoecimento emocional, além de discutir os desafios e as oportunidades para a promoção de saúde mental no ambiente de trabalho. Cerca de 120 servidores participaram do evento.

O seminário “Saúde mental: a vida pede equilíbrio” lotou o auditório da Escola de Governo | Foto: Simone Avancini

“Um estudo de 2019 da Organização Mundial de Saúde revelou que, no mundo, existem 264 milhões de trabalhadores adoecidos. O estudo também revelou que, se investirmos um dólar em ações de prevenção, teremos quatro dólares de retorno em produtividade”, afirmou o subsecretário de Gestão de Pessoas, Ângelo Roncalli. Ele abriu o evento, realizado nesta quinta-feira (26), representando o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Ney Ferraz Júnior, e a secretária-executiva de Gestão Administrativa, Ana Paula Cardoso da Silva.

[Olho texto=”“É importante lembrar que a saúde mental é um assunto que afeta a todos e, por isso, é fundamental quebrarmos o tabu e falarmos abertamente sobre o assunto, sem julgamentos ou preconceitos”” assinatura=”Juliana Tolentino, diretora-executiva da Egov” esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo Roncalli, as estatísticas evidenciam a necessidade de investimentos em políticas de prevenção. “Esse tipo de evento precisa estar cada vez mais presente em nossas vidas porque nos faz parar, refletir e dar a devida atenção e cuidado que essa temática merece”, destacou.

A diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino, disse que a campanha Janeiro Branco, realizada este mês para conscientização sobre saúde mental, traz à tona uma questão fundamental, mas ainda muito negligenciada.

“A depressão e outros problemas relacionados à saúde mental atingem mais de 11 milhões de pessoas no Brasil e, ainda assim, essa é uma temática muitas vezes evitada e estigmatizada. É importante lembrar que a saúde mental é um assunto que afeta a todos e, por isso, é fundamental quebrarmos o tabu e falarmos abertamente sobre o assunto, sem julgamentos ou preconceitos”, ressaltou Tolentino.

A diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino (à direita na foto), entregou os certificados para as palestrantes convidadas

A diretora ainda aproveitou a ocasião para tornar público o compromisso da instituição para fomentar a temática, por meio dos cursos e capacitações. “A Egov reconhece a importância de dar visibilidade e atenção especial à saúde mental. Enquanto Escola de Governo, assumo publicamente o compromisso de incluir essa temática em nossos cursos e programas de capacitação, para contribuir de fato com a prevenção e o tratamento de transtornos mentais. Contem sempre conosco para enfrentarmos juntos este desafio”, afirmou Tolentino.

A subsecretária da Subsaúde, Ana Paula Delgado, salientou que o maior motivo de adoecimento que acomete os servidores públicos do GDF é relacionado à questão da saúde mental. Segundo ela, esse dado, por si só, já corrobora com a necessidade da Administração Pública fomentar ações que promovam a prevenção ao adoecimento psíquico e a saúde mental dos servidores.

[Olho texto=”“Estudos comprovam que esses sistemas podem reduzir até 30% o gasto direto com saúde ocupacional, o que representaria uma economia de R$ 150 milhões com o custo direto do absenteísmo em Brasília”” assinatura=”Tiago Neiva, coordenador da Subsaúde” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“A cada cinco pessoas, pelo menos uma vai adoecer em algum momento da vida de um transtorno mental, então é preciso falar sobre. Os números de pessoas que cometeram suicídio neste último ano são alarmantes. Então, se nós não voltarmos o nosso olhar para o ser humano como um todo, em especial para saúde mental, cada vez mais vamos perder vidas e ter servidores afastados do trabalho e acometidos de presenteísmo”, alertou Delgado.

O coordenador da Subsaúde, Tiago Neiva, alertou para a necessidade de efetivação de políticas públicas que visem a saúde mental. “Eu acredito que a implementação de um sistema de saúde ocupacional que proteja as pessoas, em especial a saúde mental, é fundamental para o bem-estar dos trabalhadores. Estudos comprovam que esses sistemas podem reduzir até 30% o gasto direto com saúde ocupacional, o que representaria uma economia de R$ 150 milhões com o custo direto do absenteísmo em Brasília”.

Ele destacou que a saúde mental dos servidores é um fator crucial para o sucesso e a produtividade de qualquer órgão: “É importante que a administração pública invista em programas e ações para melhorar a saúde mental do funcionalismo público”.

Marina Rúbia dos Anjos Dias, que é psicóloga e servidora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF), falou dos atendimentos prestados pelo Núcleo de Saúde Mental (Nusam) do Samu. “Com o objetivo de oferecer atendimento especializado para situações de emergência psiquiátrica, o Nusam existe desde 2013 e é composto por uma ambulância de suporte avançado, que conta com condutor, psiquiatra, enfermeiro e psicólogo ou assistente social. Qualquer cidadão pode solicitar o atendimento psicológico, para isso basta ligar para o número 192”, informou Dias. “Lamentavelmente, desde 2016, o número de intervenções nas situações de emergência psiquiátrica do DF vem aumentando. É preciso estar atento com da saúde mental”, alertou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A mediadora de conflitos Samira lasbeck de Oliveira Soares discorreu sobre a qualidade de vida, em especial laboral, pela ótica da mediação de conflitos. “O GDF está desempenhando um papel importante na prevenção e gestão de conflitos internos dentro dos órgãos públicos. Como mediadores, somos treinados para lidar com esses conflitos sem julgamentos, mas é importante lembrar que cada indivíduo tem a responsabilidade de controlar suas falas e ações, a fim de evitar problemas de convivência no ambiente de trabalho”, pontuou.

A servidora Aline Alencar Ribeiro, que trabalha na Secretaria de Turismo, contou que ficou surpresa com o seminário. “Aprendi que a saúde mental é uma questão complexa e que precisamos estar atentos aos sinais de alerta, tanto em nós mesmos quanto nas pessoas ao nosso redor. E também que é possível oferecer ajuda a quem precisa, desde que sejamos capazes de identificar e compreender as necessidades de cada indivíduo. Vou levar esses ensinamentos para o meu ambiente de trabalho e tentar ser uma pessoa mais consciente e solidária”, comentou.

A Egov tem a finalidade de promover, elaborar e executar programas de capacitação, formação e desenvolvimento dos servidores do Governo do Distrito Federal. Para ficar por dentro das atividades e conferir o catálogo completo de cursos e fazer as inscrições, acesse o site da escola.

*Com informações da Egov