29/01/2023 às 14:57, atualizado em 29/01/2023 às 19:51

Agricultores familiares alinham produção rural para o Pnae em 2023

Reunião promovida pela Emater-DF e Coopermista busca melhorar qualidade do que será fornecido para a alimentação escolar

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Para atender a demanda do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), produtores rurais participaram de uma reunião organizada pela Cooperativa Mista (Coopermista) e pelo escritório local da Emater-DF no Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina, para alinhar e planejar a produção rural dos cooperados em 2023.

A reunião teve o objetivo de passar aos agricultores a ideia de planejar a produção e a melhoria dos produtos para a alimentação escolar | Foto: Divulgação / Emater-DF

A Coopermista é apoiada pela Emater-DF desde a sua formalização, em 2016, e possui 105 cooperados, sendo que 99% são agricultores familiares. A cooperativa possui alguns contratos em políticas públicas, como o Pnae, o Programa Alimenta Brasil (PAB) e o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF), que são programas de aquisição de alimentos e hortaliças da agricultura familiar para uso na alimentação escolar. A Coopermista venceu o edital para fornecimento, em 2023, de produtos para atender 139 escolas das regiões administrativas de Planaltina, Santa Maria e São Sebastião.

O contrato firmado entre a Coopermista e o Pnae prevê a entrega semanal de produtos que são demandados pela Secretaria de Educação. A partir da amplitude prevista para os meses subsequentes, com apoio da Emater-DF, a cooperativa planeja toda a produção para atender o previsto no contrato. Apenas de cenoura, serão necessárias cinco toneladas por semana. Segundo o gerente em exercício do escritório local da Emater-DF no Núcleo Rural Rio Preto, Rodrigo Marques, durante a reunião com os produtores cooperados, foi informado o que será necessário fornecer. O planejamento de plantio dos produtos relacionados no contrato já foi feito.

[Olho texto=”“Hoje, os produtos da Cooperativa Mista têm uma similaridade de qualidade, todos os produtores usam sementes certificadas, os processos de plantio e colheita possuem a mesma linha de qualidade e, dessa forma, os produtos acabam saindo padronizados e com uma qualidade impressa pela Coopermista. Tudo isso é feito com o apoio da Emater-DF”” assinatura=”Rodrigo Marques, gerente Emater Núcleo Rural Rio Preto” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Planejar e produzir

“A ideia dos planejamentos de produção e da melhoria de qualidade dos produtos é uma ação de extensão rural realizada pela Emater-DF desde o início da Coopermista. Hoje, os produtos da Cooperativa Mista têm uma similaridade de qualidade, todos os produtores usam sementes certificadas, os processos de plantio e colheita possuem a mesma linha de qualidade e, dessa forma, os produtos acabam saindo padronizados e com uma qualidade impressa pela Coopermista. Tudo isso é feito com o apoio da Emater-DF”, afirmou Rodrigo Marques.

O presidente da Coopermista, Ivan Engler, informou que dentre os produtos que constam no contrato para entrega semanal estão cenoura, beterraba, batata-doce, abóbora, abacate, tangerina-ponkan, salsinha, manjericão, hortelã, pepino, pimentão e tomate. “Como as aulas já iniciam em fevereiro, já foi feito um primeiro planejamento em dezembro para início do plantio. Na reunião desta semana, já com o cronograma do Plano de Distribuição de Gêneros Perecíveis (PDGP) da Secretaria de Educação, definimos os grupos de produtores que vão plantar cada produto e o quantitativo para atendermos o volume de entrega semanal previsto no contrato”, declarou Engler.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O protagonismo da Emater-DF dentro da Coopermista acontece desde a sua fundação e está presente em todos os momentos da entidade. A despeito da independência que a entidade tem conquistado ao longo dos anos, a empresa ainda tem grande atuação na gestão administrativa, plantio, manejo e comercialização da produção rural dos cooperados. “Sempre nos chamam para dar uma opinião aqui ou ali. Se algum produtor tem algum problema na produção, nós, extensionistas do escritório local, somos chamados para contribuir com as soluções”, finalizou Rodrigo Marques.

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

*Com informações da Emater-DF