29/01/2023 às 15:19, atualizado em 29/01/2023 às 15:25

Ciclovia na Asa Norte está mais iluminada e segura

Foram instalados 32 postes com iluminação LED ao longo de 580 metros da via entre as SQNs 216 e 416

Por Lívio di Araújo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Quem passa pela ciclovia entre as quadras SQN 216 e 416 passeia pelo espaço com mais tranquilidade. A pista, com cerca de 580 metros de extensão, recebeu postes com luminárias de LED e já está mais segura para os ciclistas à noite. Por meio da Administração do Plano Piloto, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 138,6 mil para garantir a iluminação na via, em obra executada pela CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB-Ipes).

Caminhar pela ciclovia ficou mais seguro após a ação do GDF | Foto: Emanuelle Sena/Ascom Plano Piloto

Até então, a lua que a ciclovia recebia vinha da iluminação pública da calçada ao lado, mas alguns pontos do percurso ficavam escuros. Agora, após a finalização da obra, 32 postes de aço foram instalados ao longo da via, deixando tudo claro e garantindo a visualização e segurança em toda a sua extensão.

[Olho texto=”“A luz é um instrumento de cidadania, e há retorno positivo por parte da população”” assinatura=”Edison Garcia, presidente da CEB” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Foi uma obra muito esperada”, adiantou o prefeito da SQN 216, Clauder Diniz. O serviço, que contempla demanda dos moradores da região, abrange a ciclovia desde a SQN 216, passando pela SQN 416 até o Deck Norte. “O resultado ficou bom; só precisamos que os motociclistas não usem mais a ciclovia para cortar caminhos e que a limpeza seja constante”, avaliou o consultor de marketing Josué Cidade, 52, morador da quadra.

Mais segurança

“Ter a participação da comunidade é o foco da nossa gestão, e queremos levar o serviço a outros locais que precisam de melhorias na iluminação”, afirmou o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros. “É importante que os moradores continuem enviando suas demandas, principalmente registrando tudo por meio da nossa ouvidoria.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O presidente da CEB, Edison Garcia, ressaltou que a empresa tem o compromisso de melhorar, cada vez mais, a iluminação pública nas regiões administrativas do Distrito Federal. “A luz é um instrumento de cidadania, e há retorno positivo por parte da população”, disse. “A comunidade passou a aproveitar os espaços públicos à noite, tanto para lazer quanto para atividade física, e isso tem um impacto positivo muito forte na vida das pessoas”.

Segundo dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade, o Plano Piloto conta com mais de 138 km de ciclovias. Ainda de acordo com a pasta, um edital de licitação para mais 105 km de ciclovias em diversas regiões será publicado pelo GDF.