30/01/2023 às 19:14

Brasília recebe Brasileiro de Patinação Artística em fevereiro

Campeonato será disputado no Iate Clube, com o apoio inédito da Secretaria de Esporte e Lazer

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Depois de cinco anos, Brasília vai receber, de 24 de fevereiro a 5 de março, no Iate Clube de Brasília, o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística. Realizada pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP), a competição conta com o apoio inédito da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) do Distrito Federal.

[Olho texto=”“O Brasil tem uma grande história dentro dessa modalidade e o DF quer fomentar a patinação artística por meio de programas, dando condições de formar novos atletas e sediando e apoiando competições”” assinatura=”Julio César Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para a presidente da Federação Brasiliense de Hóquei e Patinação (Febrahpa), Luciana Monteiro, o apoio da secretaria é fundamentado na importância do esporte para crianças e adolescentes. “Brasília hoje conta com um time de patinadoras de alto rendimento que disputam campeonatos internacionais, como Sul-Americano, Pan-Americano, copas. Temos medalhistas em todos eles”, disse.

A SEL vai fortalecer a modalidade na capital com projetos voltados para a categoria, e um deles é apoiar os atletas de alto rendimento do DF por meio do programa Compete Brasília, que incentiva a participação de esportistas em campeonatos nacionais e internacionais com passagens aéreas e terrestres.

O Campeonato Brasileiro de Patinação Artística terá o Torneio Nacional e de Aspirantes, além da seletiva para os campeonatos internacionais | Foto: Ascom SEL

O secretário de Esporte e Lazer, Julio César Ribeiro, defende que apoiar o esporte é apoiar qualidade de vida e o desenvolvimento social. “O Brasil tem uma grande história dentro dessa modalidade e o DF quer fomentar a patinação artística por meio de programas, dando condições de formar novos atletas e sediando e apoiando competições”, ressalta.

O Campeonato Brasileiro de Patinação Artística terá o Torneio Nacional e de Aspirantes, além da seletiva para os campeonatos internacionais, e vai reunir estilos como o Solo Dance, Style Dance, Livre, Figuras, Duplas, Quartetos e grupos de show.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Atletas do DF

Na oportunidade, disputarão clubes de todo o Brasil, inclusive do Distrito Federal, como o Impulse Patinação Artística e o Iate Clube de Brasília. A patinadora Clara Barbosa, 19 anos, vice-campeã sul-americana juvenil 2019, fala da sua expectativa em participar do campeonato aqui na sua cidade.

“A expectativa de receber um campeonato tão importante em nossa cidade é bastante grande, ficamos cinco anos na expectativa. Agora é hora de mostrar o resultado daquilo que temos treinado dia após dia, entre estudos, competições locais e internacionais. Vamos mostrar para todos que arte e esporte caminham juntos”, ressalta Clara, que é irmã da atleta Mell Barbosa, 16, medalha de bronze na Artistic World Cup Juvenil 2022.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer