31/01/2023 às 20:29

Chanceler alemão e delegação visitam o Jardim Botânico de Brasília

Eles foram recebidos pela secretária-executiva de Relações Internacionais, a diretora-executiva do JBB e o diretor de Biodiversidade

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Em viagem oficial ao Brasil, o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, fez uma visita ao Jardim Botânico de Brasília nesta terça-feira (31). Acompanhado pela ministra federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze, e do embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, o chanceler alemão participou de uma reunião com quatro ambientalistas brasileiros para debater o tema ambiental no Brasil.

A delegação alemã desembarcou em Brasília para reuniões bilaterais com o Governo Federal e, assim, estreitar as relações entre os dois países – que, entre vários temas, engloba a ação conjunta em prol da transição energética e o combate à mudança do clima.

Para dar continuidade à agenda ambiental, a delegação visitou o Jardim Botânico de Brasília com o objetivo de conhecer pessoalmente o bioma característico do Distrito Federal: o Cerrado. O grupo foi recebido pela secretária-executiva de Relações Internacionais, Renata Zuquim, e a diretora-executiva do Jardim Botânico de Brasília (JBB), Aline de Pieri, juntamente com o diretor de Biodiversidade, Estevão do Nascimento Fernandes de Souza.

A ministra federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze; o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz; a diretora-executiva do Jardim Botânico de Brasília, Aline de Pieri; e a secretária-executiva de Relações Internacionais, Renata Zuquim; entre outras autoridades | Foto: Serinter-DF

Na ocasião, o Cerrado foi apresentado como uma congregação da biodiversidade e rico em espécies endêmicas – porém ameaçado pelo desmatamento – e, ainda, foi destacada sua importância como berço das águas que alimentam rios e cursos de outras regiões brasileiras.

A reunião teve como base a apresentação de questões ambientais brasileiras frente a retomada do Fundo Amazônia. Foram apresentadas e discutidas questões econômicas e entraves para exportações de produtos nacionais, a temática das populações tradicionais e sua atuação na preservação das florestas, e as possibilidades da participação europeia no apoio a projetos e iniciativas de conservação dos biomas.

“Para o Jardim Botânico de Brasília, foi uma grande honra receber o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, a ministra Svenja Schulze, o embaixador Heiko Thoms e toda a comissão alemã no Centro de Excelência do Cerrado para debater assuntos tão importantes para o meio ambiente no Brasil”, afirma Aline de Pieri. “Fizemos questão de salientar a importância do Cerrado como o segundo maior bioma do Brasil e berço das águas. Ficamos felizes por levarem um pouco do Cerrado no coração”, destaca.

A secretária-executiva de Relações Internacionais ressalta a relevância do evento: “A visita ao Jardim Botânico é um gesto simbólico, pois este local representa os esforços pela preservação de nosso bioma, o Cerrado. Na verdade, estamos no coração do segundo maior bioma da América do Sul”.

Além disso, Renata Zuquim chama a atenção para a importância da agenda ambiental para o Governo do Distrito Federal, que está comprometido com o estreitamento das relações internacionais com países como a Alemanha, que encontram na inovação um catalizador para as ações voltadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável, especialmente no que diz respeito à agenda climática e ambiental.

O Jardim Botânico de Brasília, fundado em 1985, é uma área protegida vinculada à Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF). A instituição é responsável pela preservação do Cerrado e, para isso, desenvolve pesquisas e atividades científicas em sua estação ecológica, além de programas de educação ambiental orientados para a conservação da biodiversidade.

*Com informações da Secretaria de Relações Internacionais