31/01/2023 às 13:50

Créditos de cartões de transporte terão validade de um ano após recarga

Medida foi regulamentada pela Portaria nº 35, publicada no DODF desta terça-feira (31). Saiba como aproveitar saldo remanescente de cartão antigo

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Os usuários do transporte público coletivo do DF que possuem cartões de vale-transporte ou cartão mobilidade terão que utilizar os créditos no prazo de até um ano, a partir da data da recarga. Caso contrário, perderão a validade.

[Olho texto=”Para verificar se o cartão ainda tem saldo, o titular da conta poderá baixar o aplicativo BRB Mobilidade. De acordo com as regras de uso dos cartões, para recuperar o saldo é necessário fazer viagens no transporte público do DF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A medida está de acordo com o Decreto nº 43.899/2022, regulamentado pela Portaria nº 35, que foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (31). A norma diz que os créditos armazenados nos cartões do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) perderão validade após um ano, a contar da sua aquisição.

Após esse prazo, os créditos expirados serão revertidos à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC/DF). A manutenção do equilíbrio é o meio usado pelo GDF para manter as tarifas em valores acessíveis aos usuários.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Cartões antigos

Para verificar se o cartão ainda tem saldo, o titular da conta poderá baixar o aplicativo BRB Mobilidade. De acordo com as regras de uso dos cartões, para recuperar o saldo é necessário fazer viagens no transporte público do DF.

A subsecretária de Controle da Secretaria de Mobilidade, Stephanie Ingrid Amaral, lembra que o usuário deve ficar atendo porque o cartão é pessoal e intransferível. “O cartão só pode ser utilizado pelo titular, é ele quem deve realizar as viagens que forem suficientes para resgatar o saldo remanescente”, advertiu.

*Com informações da Secretaria de Mobilidade