31/01/2023 às 16:54, atualizado em 03/02/2023 às 17:53

Força-tarefa usa mais de 1,9 mil toneladas de massa asfáltica em três RAs

Equipes coordenadas pelo GDF Presente percorrem Ceilândia, Taguatinga e Sol Nascente/Pôr do Sol para cuidar dos pontos danificados pelas fortes chuvas

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

A força-tarefa do GDF Presente em Ceilândia, Taguatinga e Sol Nascente/Pôr do Sol segue trabalhando para entregar mais segurança e qualidade de vida à população. O esforço conjunto viabiliza serviços essenciais para as três regiões administrativas, como recuperação asfáltica, contenção de erosão, retirada de entulhos, limpeza e troca de bocas de lobo, poda de árvores, capina e pintura.

Mutirão coordenado pelo GDF Presente trabalha na recuperação asfáltica em ruas de Taguatinga, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol | Fotos: Divulgação/GDF Presente

Com base nos relatórios da força-tarefa, entre a data de início, em 13 de janeiro, até o dia 27, foram usadas 1.975,84 mil toneladas de massa asfáltica para correção do asfalto. Houve também a terraplanagem de 53.630 metros quadrados para o nivelamento de terrenos e o recolhimento de 8.089,32 toneladas de lixo.

Os trabalhos são executados pelos polos Oeste (Sol Nascente/Pôr do Sol) e Oeste II (Ceilândia e Taguatinga) do GDF Presente, para reduzir os danos causados pelas chuvas.

Também participam a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), CEB Iluminação Pública e Serviços, as secretarias de Agricultura (Seagri), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), de Obras, Administração Penitenciária (Seape), Departamento de Trânsito (Detran) e administrações regionais.

Coordenador do Polo Oeste 2, Elton Walcacer, afirma que a ação conjunta alavanca os serviços de zeladoria nas cidades envolvidas. “Temos atuação em várias frentes de trabalho, de forma a atender com mais urgência na restauração das vias e avenidas principais, possibilitando mais conforto, segurança e fluidez no trânsito”, afirma.

Só na última semana deste mês, já foram usadas 561,19 toneladas de massa asfáltica em Ceilândia. Segundo o administrador da cidade, Dilson Almeida, o material serviu para dar fim a erosões e buracos nas principais pistas da cidade. “Estamos priorizando as avenidas principais e acessos das quadras às avenidas, justamente pelo alto fluxo de veículos; e, até o final do mutirão, passaremos em todas as quadras”, afirma ele.

No Sol Nascente/Pôr do Sol, equipes trabalham na aplicação de massa asfáltica e já fizeram a terraplanagem de mais de 33 mil m²

“A administração sozinha não consegue atender as demandas crescentes em função das chuvas. Sem a parceria, estaríamos perdendo de goleada dos buracos, e agora, estamos indo em busca da vitória”, completa Almeida.

No Sol Nascente/Pôr do Sol, quatro equipes de serviço estão atuando diariamente – uma da administração, do GDF Presente e duas da Novacap. Entre os dias 20 e 27 deste mês, houve a terraplanagem de 33.380 metros quadrados.

“Os principais trabalhos têm sido terraplanagem, tapa-buraco e desobstrução de boca de lobo, no Pôr do Sol e nos trechos 1, 2 e 3 do Sol Nascente. O SLU também tem nos ajudado muito com a limpeza da cidade”, afirma o administrador regional Cláudio Ferreira. “É um esforço que ajuda a dar a resposta que a comunidade precisa, ainda mais no Sol Nascente, que tem sofrido muito com as chuvas.”

Em Taguatinga, os serviços também se concentram nas principais vias da cidade, para evitar quaisquer transtornos no trânsito. “Estamos deixando a cidade bem limpa, fazendo poda de árvores, a roçagem da grama, são muitas coisas”, conta o administrador de Taguatinga, Renato Andrade. “Esperamos entregar uma cidade com menos buracos, mais estacionamentos, entre outras melhorias, ao final dessa força-tarefa”.

Força-tarefa usa mais de 1,9 mil toneladas de massa asfáltica em três RAs