31/01/2023 às 20:57, atualizado em 01/02/2023 às 08:10

Governo do Distrito Federal convoca 1.236 profissionais da área de saúde

Chamamento contempla médicos, especialistas, enfermeiros e dentistas aprovados nos concursos de 2018 e 2022

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Secretaria de Saúde (SES) vai nomear 1.236 candidatos aprovados, sendo 437 médicos, 454 especialistas, 220 enfermeiros e 125 dentistas. A cerimônia de nomeação está agendada para a próxima segunda-feira (6).

[Olho texto=”“A chegada desses novos servidores é extremamente valiosa para a Secretaria de Saúde. Assim, poderemos reforçar nosso quadro de profissionais e ampliar o acesso e a oferta de nossos serviços, oferecendo maior número de consultas, realizando mais cirurgias e cuidando ainda melhor dos nossos pacientes”” assinatura=”Lucilene Florêncio, secretária de Saúde” esquerda_direita_centro=”direita”]

“A chegada desses novos servidores é extremamente valiosa para a Secretaria de Saúde. Assim, poderemos reforçar nosso quadro de profissionais e ampliar o acesso e a oferta de nossos serviços, oferecendo maior número de consultas, realizando mais cirurgias e cuidando ainda melhor dos nossos pacientes”, reforça a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Serão convocados 437 médicos especialistas em anestesiologia, cardiologia, cirurgias oncológica e pediátrica, clínica médica, coloproctologia, ginecologia e obstetrícia, medicina física e reabilitação, genética médica, infectologia, medicina intensiva adulto. Além de outras especialidades, como nefrologia, neonatologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologista, paliativista, pediatria, psiquiatria, radiologia e diagnóstico por imagem, urologia, família e comunidade, psiquiatria.

Entre médicos, especialistas, enfermeiros e dentistas, ao todo estão sendo convocados 1.236 aprovados em concursos de 2018 e 2022 | Foto: Davidyson Damasceno / IGESDF

A chegada dos novos profissionais possibilita o avanço da gestão nas unidades básicas de saúde, hospitais e policlínicas. “Vamos investir mais de R$ 150 milhões por ano só com essas contratações. A saúde pública é uma prioridade do governo e estamos focados em cuidar da nossa população”, avalia o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Ney Ferraz.

Para melhorar os serviços da Atenção Primária e reforçar a Estratégia da Saúde da Família, o Governo do Distrito Federal (GDF) também vai nomear médicos de família e comunidade. “O objetivo é aumentar a área de cobertura comunitária”, ressalta a coordenadora da Atenção Primária (Coaps), Ramá Celani.

Entre os que reforçarão a equipe da SES, somam-se 454 especialistas. São farmacêuticos, administradores, contadores, analistas de Tecnologia da Informação, técnicos de comunicação social e economistas. Essas nomeações são referentes ao certame de 2018, que teve a vigência ampliada devido à pandemia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Após a publicação no Diário Oficial do Distrito Federal, os profissionais terão 30 dias para tomar posse e se apresentar ao local de trabalho. As documentações necessárias podem ser conferidas neste link.

Equipe reforçada

Em 2022, a Secretaria de Saúde nomeou 90 médicos por ocasião da vacância dos postos de trabalho. No mesmo ano, a pasta também realizou um concurso e nomeou outros 689 profissionais da saúde, incluindo médicos, enfermeiros, especialistas e técnicos. Atualmente, o DF conta com cerca de 35 mil profissionais de saúde.

*Com informações da SES