31/01/2023 às 16:21, atualizado em 31/01/2023 às 16:44

Nova sede do batalhão da PM em Planaltina aproveitará água da chuva

Obra tem investimento de mais de R$ 7 milhões e trará mais segurança para a atividade policial e para a população

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Uma obra enorme, já em estágio avançado de execução, e facilmente notada por quem circula em Planaltina. A construção da nova sede do 14º Batalhão da Polícia Militar (14º BPM), próxima ao cemitério da cidade, trará modernidade e infraestrutura para os militares, que cuidam da segurança de cerca de 200 mil moradores da região, que inclui o Arapoanga, o Vale do Amanhecer e redondezas. Um investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) de R$ 7,3 milhões, com recursos provenientes do Fundo Constitucional do DF.

Projeto incluiu acessibilidade e sustentabilidade: será possível fazer o aproveitamento de águas pluviais | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O novo batalhão, que será o ponto de trabalho de uma tropa de cerca de 300 policiais, é um anseio antigo: a atual sede foi construída há 35 anos e apresenta desgaste em sua estrutura. Em dezembro de 2021, ocorreu o lançamento da pedra fundamental do 14º Batalhão de Policia Militar do Distrito Federal no canteiro de obras.

O projeto técnico é da própria PMDF e segue o padrão dos batalhões da capital com três edificações, uma guarita, um bloco administrativo e garagem, estacionamento novo, heliponto, entre outros. A sede terá 2,1 mil metros quadrados de área construída.

O subcomandante do 14º BPM, major Marcos Salviano, diz que a nova sede do batalhão vai garantir mais conforto aos agentes, com impacto positivo na prestação de serviço à comunidade

O prédio também contará com acessibilidade e vai apostar na sustentabilidade. Será possível fazer o aproveitamento de águas pluviais, com o uso de um reservatório com capacidade para 6 mil litros, informa o sargento Adesmar Albuquerque. “A água que captarmos da chuva será reaproveitada em nossos sanitários, nos serviços de jardinagem e também para lavar as viaturas”, diz.

“Costumo dizer que o batalhão é o ‘domicílio’, a casa dos policiais. E, agora, vamos ganhar uma casa nova. Um local que vai possibilitar aos agentes que se sintam bem, confortáveis e possam prestar um melhor serviço à comunidade”, observa o subcomandante do 14º BPM, major Marcos Salviano. “Infelizmente, há algum tempo já convivemos com problemas na parte elétrica, hidráulica e na cobertura do prédio”, explica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Cerca de 50 empregados trabalham na obra, que deve ser entregue à população até junho de 2023. Recepcionista do batalhão há nove anos e moradora do Arapoanga, Antonia Miranda, 51, é mais uma que comemora a benfeitoria.

“A Polícia Militar merece demais uma nova sede, assim como o Corpo de Bombeiros ganhou a sua”, diz. “O prédio envelheceu demais e, ao longo do tempo, cada comandante fazia uma pequena reforma para manter tudo em ordem. Estamos felizes”, confessa a senhora. Opinião compartilhada pela pioneira Araides Braga, 75, moradora da Vila Buritis. “Esses policiais cuidam demais da nossa segurança e são muito prestativos. Precisam ter um lugar moderno para trabalhar”, aponta.

Nova sede do batalhão da PM em Planaltina aproveitará água da chuva