31/01/2023 às 18:11, atualizado em 31/01/2023 às 18:24

Parceria garante atendimento ginecológico para mulheres quilombolas

Ao longo desta semana serão realizadas 160 mamografias, 150 exames de citopatologia e 100 consultas ou colocação de DIU

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Parceria entre as secretarias da Mulher (SMDF) e de Saúde (SES) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) garantiu, ao longo desta semana, no Centro de Ensino Fundamental (CEF) Jataí, próximo a São Sebastião, a realização de 410 procedimentos ginecológicos para mulheres do Quilombo Mesquita, localizado na divisa entre DF e Goiás, próximo à Cidade Ocidental, e da Comunidade de Barreiros, em São Sebastião. Serão disponibilizados 160 exames de mamografias, sendo 32 por dia, 150 de citopatologia, 30 diariamente, e 100 consultas, 20 por dia. As consultas podem ser trocadas por implantação de dispositivo intrauterino (DIU). A SMDF disponibilizou uma van para levar até a unidade escolar as pacientes que precisarem de condução.

Procedimentos ginecológicos estão sendo ofertados para mulheres do Quilombo Mesquita e da Comunidade de Barreiros no CEF Jataí | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O agendamento das mulheres atendidas nesta semana foi realizado pelas lideranças do Quilombo Mesquita e pela diretora do CEF Jataí, Leda Rodrigues. A líder das quilombolas, Eucélia da Costa, informa que foi por meio do Fórum da Mulher que ela pediu o atendimento para sua comunidade. “A Secretaria da Mulher abraçou nossa causa. A carência para fazer esses exames é grande. Em Goiás, chega a demorar mais de um ano para que se consiga fazer uma mamografia”, destaca Eucélia. “Eu mobilizei as mulheres na comunidade usando folders, mensagens de WhatsApp, comunicados na igreja e também contei com mulheres que serviram como multiplicadoras da informação”, detalha.

[Olho texto=”“Teremos mais edições desse serviço”” assinatura=”Gisele Ferreira, secretária da Mulher” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A secretária da Mulher, Gisele Ferreira, esteve na escola nesta manhã (31) acompanhando os trabalhos. “Estamos indo onde há necessidade. Aqui, por exemplo, já tem fila de espera. Precisamos levar cada vez mais esses serviços para as comunidades mais distantes, onde há grande demanda”, explica Gisele. A secretária informa que ainda há demanda reprimida na região pelos serviços oferecidos nesta semana. “São pedidos da Cidade Ocidental, mas não podemos fazer divisão entre Distrito Federal e Goiás. Se há cidades do Entorno precisando, vamos atender. Então, teremos mais edições desse serviço”, anuncia a secretária.

A coordenadora do Fórum Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado, Simone Barros, diz que o atendimento desta semana foi um pedido das quilombolas

A titular da diretoria de Mulher Rural da Secretaria da Mulher, Simone Barros, diz que o atendimento desta semana foi um pedido dos quilombolas ao Fórum Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado, coordenado por ela. O grupo se reúne a cada dois meses, no Palácio do Buriti. “Quando nos encontramos, discutimos quais os locais que estão precisando de atendimento e levamos os serviços. Numa reunião foram pedidos esses serviços para as mulheres quilombolas. Criamos uma parceria com o Sesc e com a Secretaria de Saúde para prestar a assistência”, explica Simone. Para o CEF Jataí, o Sesc levou a Carreta da Mulher, mamógrafo e profissionais.

A diretora do CEF Jataí, Leda Rodrigues, conseguiu incluir cerca de 150 mães de alunos da escola no grupo a ser atendido pela campanha. “Incluí essas mães, porque esse é um lugar de difícil acesso, com grande demanda de serviços de saúde”, destaca.

Parceria garante atendimento ginecológico para mulheres quilombolas