01/02/2023 às 08:14, atualizado em 01/02/2023 às 15:11

Festival seleciona espetáculos do DF para apresentações no Rio de Janeiro

Com aporte de mais de R$ 964 mil do Fundo de Apoio à Cultura, o projeto recebe inscrições de grupos e artistas locais até 10 de fevereiro

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Em sua 22ª edição, o Festival do Teatro Brasileiro (FTB) selecionará espetáculos do Distrito Federal para ocuparem os palcos do Rio de Janeiro. Com aporte de R$ 964.940,00 do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec), o projeto recebe inscrições de grupos e artistas locais até o dia 10 de fevereiro.

[Olho texto=”“A oportunidade de levar a produção de artes cênicas do DF para o Rio de Janeiro abre uma série de perspectivas e possibilidades para os grupos, atores e diretores do DF, afinal, o Rio de Janeiro é um dos principais mercados de arte do país”” assinatura=”Sérgio Bacelar, fundador e diretor-geral do Festival do Teatro Brasileiro” esquerda_direita_centro=”direita”]

Serão selecionados, ao menos, dez espetáculos de teatro, circo e dança, nas categorias adulto e infantil, que contemplem as várias vertentes das artes cênicas produzidas no Distrito Federal, para circulação na capital fluminense em data ainda a ser definida.

Produzido pela Alecrim, o projeto se destaca no cenário nacional como iniciativa singular de aproximação artística entre as unidades da Federação. Só em 2022, o FTB levou 47 técnicos, produtores e atores do DF a Salvador, recebendo um público de aproximadamente 4 mil espectadores durante os 20 dias de apresentações.

Espetáculo destinado ao público infantil no Festival do Teatro Brasileiro | Foto: Arquivo FTB

Este ano, durante o processo de integração teatral entre DF e RJ, a empresa estima a criação de 87 empregos diretos e 261 indiretos. “A oportunidade de levar a produção de artes cênicas do DF para o Rio de Janeiro abre uma série de perspectivas e possibilidades para os grupos, atores e diretores do DF, afinal, o Rio de Janeiro é um dos principais mercados de arte do país”, destacou Sérgio Bacelar, fundador e diretor-geral do FTB.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Cada proponente, devidamente registrado no DF, poderá inscrever um ou mais espetáculos, nas categorias Espetáculos em Repertório ou Espetáculos em Processo de Criação. As propostas deverão ser enviadas até o dia 10 de fevereiro, exclusivamente por meio de preenchimento de formulário eletrônico de inscrição (veja links abaixo).

Serviço

XXII Edição Do Festival do Teatro Brasileiro, Cena Distrito Federal – Etapa Rio de Janeiro
Prazo de inscrição: até 10 de fevereiro
Inscrições de Espetáculos em Repertório
Inscrições de Espetáculos em Processo de Criação
Para mais informações acesse: http://site.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa