01/02/2023 às 16:38, atualizado em 01/02/2023 às 16:50

GDF Presente recupera 4 km de estradas em núcleo rural no Paranoá

Ações executadas em conjunto com a Seagri e a administração regional vão melhorar o acesso à Escola Classe Boqueirão

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Com o objetivo de levar mais conforto na volta às aulas em fevereiro, o GDF Presente está trabalhando na recuperação das estradas de terra do Núcleo Rural Boqueirão, no Paranoá. São cerca de 4 km de vias que passam dentro da comunidade e dão acesso à Escola Classe Boqueirão. Por elas trafegam ônibus escolares que levam os estudantes até o colégio.

Material colocado nas vias e posteriormente nivelado melhora a consistência das estradas | Foto: Divulgação/GDF Presente

Trata-se de um trabalho conjunto da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), Administração Regional do Paranoá e homens do Polo Oeste do GDF Presente. Eles executam o nivelamento das estradas, abrem canais para o escoamento das águas e aplicam resíduos da construção civil (RCC) nas pistas. O material, doado pelo SLU, melhora a consistência das vias.

“O Boqueirão, de acordo com o projeto de governo, será incluído no programa Caminho das Escolas e vai ganhar asfalto em breve”, informa o administrador do Paranoá, Wellington Santana. “Enquanto isso, temos todo esse cuidado com as vias não pavimentadas para atender as crianças e a toda comunidade que se desloca em seus veículos. É o mesmo trabalho que foi feito em outro núcleo rural, o de Sobradinho dos Melos”, acrescenta.

Confira outras ações do GDF Presente:

O maquinário usado na ação reuniu dois caminhões trucados, uma motoniveladora e um rolo compactador cedido pela Seagri. Além da renovação das vias, as equipes deram uma boa limpeza no local. “Os abrigos de ônibus da vila foram pintados, e a sujeira que havia nas vias foi retirada”, observa o coordenador do Polo Leste, Leandro Cardoso. A previsão é que os operários finalizem na sexta-feira (3) os serviços que darão mais mobilidade aos moradores e chacareiros da área rural.

GDF Presente recupera 4 km de estradas em núcleo rural no Paranoá