01/02/2023 às 15:43, atualizado em 01/02/2023 às 16:28

Vacina BCG para bebês teve alta significativa na cobertura vacinal em 2022

De janeiro a novembro houve um leve aumento na procura de todos os imunizantes para crianças de até um ano, mas índices ainda estão abaixo da meta do Ministério da Saúde

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Em 2022, a cobertura vacinal para o calendário infantil de crianças de até um ano mostra um leve aumento na procura de todos os imunizantes de janeiro a novembro, comparado com o mesmo período de 2021. No entanto, os índices de cobertura vacinal ainda estão abaixo da meta preconizada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

Entre as coberturas vacinais que apresentaram os menores índices, estão as vacinas de tríplice viral (60,4%), febre amarela (71,6%), pentavalente (77,2%), hepatite B (77,2%) e poliomielite (77,3%). A única vacina que teve alta significativa na cobertura vacinal no último ano foi a BCG, que em 2021 era de 96,1% e subiu para 114,4%.

A meta utilizada no Distrito Federal segue os parâmetros do PNI, de 80% para as vacinas contra o HPV e meningocócica C em adolescentes; 90% para as vacinas BCG e rotavírus; e 95% para as demais vacinas indicadas na rotina do Calendário Nacional de Vacinação.

Cobertura vacinal de crianças até um ano precisa melhorar no DF | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

De acordo com a enfermeira da área técnica de Imunização, Milena Fontes, a vacina é a melhor forma de prevenir doenças em todas as fases da vida. “A poliomielite, por exemplo, é uma doença ainda presente em alguns países. O que garantirá que os vírus que a causam não voltem a circular no Brasil é a manutenção de elevados índices de cobertura vacinal da população”, alerta a enfermeira.

Sistema Imunológico

[Olho texto=”“As vacinas são fundamentais para prevenir doenças, pois estimulam a produção de anticorpos contra vírus, bactérias e outros microrganismos causadores de doenças graves”” assinatura=”Fernanda Ledes, enfermeira da área técnica de Imunização” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A vacinação é uma aliada da saúde infantil e seu principal objetivo é evitar a mortalidade, aumentando a expectativa de vida, especialmente na infância.

“As vacinas são fundamentais para prevenir doenças, pois estimulam a produção de anticorpos contra vírus, bactérias e outros microrganismos causadores de doenças graves. Dessa maneira, ao tomar uma vacina, se induz uma proteção antes de ter contato com qualquer ameaça ao organismo”, explica a enfermeira da área técnica de Imunização Fernanda Ledes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os imunizantes que constam no Calendário Nacional de Vacinação são definidos por um grupo técnico de especialistas do Ministério da Saúde e visam a proteção, o mais precocemente possível, contra doenças graves e, muitas vezes, fatais.

“Orientamos que os pais das crianças e também os adultos mantenham a sua situação vacinal atualizada. Apenas com as coberturas vacinais elevadas conseguiremos manter as doenças imunopreveníveis – aquelas que podem ser evitadas com vacinas – afastadas”, alerta a profissional.

*Com informações da Secretaria de Saúde