02/02/2023 às 18:38

Escola Superior de Gestão inicia ano letivo

Unidade foi integrada à Universidade do Distrito Federal em 2021

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Escola Superior de Gestão (ESG), integrada à Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), realizou na noite desta quarta-feira (1) a cerimônia de abertura da Semana Pedagógica, do ano letivo de 2023, para os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (CSTGP), turmas 2 e 3, e estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia – CSTGTI, turma 1.

Estudantes dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Pública e de Tecnologia em Gestão da Tecnologia, que priorizam as necessidades e os problemas locais, assistem cerimônia de abertura da Semana Pedagógica do ano letivo de 2023 | Foto: Alan Resah / Ascom UnDF

Buscando traçar um paralelo entre as dificuldades enfrentadas nos últimos anos devido à pandemia da covid-19 e às necessidades encontradas durante o ensino remoto, bem como provenientes do mundo do trabalho, o professor Luiz Cláudio apresentou uma reflexão sobre o enfrentamento de desafios, em uma breve dinâmica com o curta-metragem “Piper – Descobrindo o mundo”, desenho animado que conta a história de um pequeno pássaro que vive próximo à praia e se aventura pela primeira vez ao sair do seu ninho e ir atrás de comida.

Além dele, também estiveram presentes no acolhimento aos estudantes a Ouvidora da UnDF, Andyara Wolney, que fez uma breve fala sobre o serviço desenvolvido pela ouvidoria e seus canais oficiais de atendimento, abertos aos estudantes e comunidade do DF, e Daniel Louzada, da Diretoria de Assistência Estudantil e Humanização (Diae), que apresentou as atribuições do setor e as frentes de trabalho atuais referentes aos eixos moradia, transporte e alimentação para os estudantes da UnDF e escolas superiores integradas à instituição, bem como das bolsas de iniciação científica, que também estão em fase de desenvolvimento pela instituição.

[Olho texto=”“Um dos nossos objetivos e desafios no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno, entre muitos outros, é o de dirimir ou diminuir as desigualdades sociais. Estamos todos no lugar de quem deseja aprender, de quem deseja mudar essa sociedade”” assinatura=”Alessandra Edver, pró-reitora de Graduação” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Cursos e abordagens metodológicas

Os cursos promovidos pela ESG priorizam as necessidades e os problemas locais, abordados na formação profissional, conectados às práticas desenvolvidas no mundo do trabalho, como explica a pró-reitora de Graduação, Alessandra Edver. “Um dos nossos objetivos e desafios no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno, entre muitos outros, é o de dirimir ou diminuir as desigualdades sociais. Estamos todos no lugar de quem deseja aprender, de quem deseja mudar essa sociedade”, explica a professora.

Citando uma fala de Paulo Freire, “a mudança do mundo implica na dialetização entre a denúncia da situação desumanizante e o anúncio de sua superação”, a pró-reitora refletiu sobre as mudanças e transformações da sociedade, dos contextos nos quais os cidadãos estão inseridos, dos ambientes profissionais, da gestão pública, e o quanto os estudantes podem ser agentes de mudança, de transformação da sociedade e dos seus espaços profissionais. “Eu sei que vocês chegaram aqui pensando: ‘eu posso ser uma figura totalmente envolvida na mudança, eu posso ser um agente transformador, eu quero aprender mais, eu construir um projeto diferente’. E sim, vocês podem. Isso nos enche de esperança.”

Por último, Lorena Natalia, assistente social da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, realizou a palestra “A Comunicação Não-Violenta como possibilidade para uma cultura de diálogos e conexões no trabalho”. A profissional possui especialização em Conciliação e Mediação de Conflitos, pelo Centro de Mediadores e, desde 2014, integra uma das primeiras Comissões de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, da qual foi presidente durante quatro anos. No total, a Escola Superior atende hoje 60 estudantes matriculados e já formou turmas que foram certificadas pela UnDF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Diretora da ESG, Juliana Tolentino, enviou uma mensagem aos estudantes: “É com muito orgulho que iniciamos mais um semestre de aprendizado e oportunidade para os alunos da Escola Superior de Gestão. É o serviço público e a população ganhando melhores serviços”.

História

A Escola Superior de Gestão foi credenciada em 2017. Desde então, promove a oferta pública e gratuita de cursos de graduação e de pós-graduação. A ESG tem como missão formar profissionais capazes de atuar no planejamento, na elaboração e na execução de políticas públicas, bem como na identificação, no estudo, na avaliação e na gestão de tecnologias inovadoras de alcance social.

*Com informações da UnDF