02/02/2023 às 15:10, atualizado em 02/02/2023 às 16:39

Segunda escada de incêndio do Túnel de Taguatinga está em construção

O acesso fica no lado norte e terá 63 degraus, levando do interior da sala técnica tanto à área externa, quanto à área interna

Por Adriana Izel, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

A maior escada de incêndio do Túnel de Taguatinga está em construção. O item de segurança fica no lado norte da obra, às margens da pista por onde os veículos vão trafegar no sentido Plano Piloto – Ceilândia. São 63 degraus que darão acesso tanto à sala de comando da passagem subterrânea quanto à área externa, em um ponto próximo à Avenida Comercial.

As escadas que estão sendo construídas serão usadas para evacuar a passagem subterrânea em caso de incêndio e dar acesso aos trabalhadores à sala técnica | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Essa é a segunda escada das três do túnel em execução. Os trabalhos começaram em dezembro com o acesso da escada central, que sai da área técnica do túnel e leva até a Avenida Comercial, contando com 26 degraus. Essa está com os serviços concluídos e em pleno uso.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“A escada central, que leva esse nome por conta da sua localização dentro da passagem, começou a ser construída na primeira semana de dezembro”, relata o engenheiro civil André Borges, um dos responsáveis pela obra. A terceira escada dá acesso ao túnel sul e terá 37 degraus e ainda não foi construída.

Feitas de concreto armado, as escadas serão usadas para evacuar a passagem subterrânea em caso de incêndio e dar acesso aos trabalhadores à sala técnica, onde será feito o monitoramento completo do Túnel de Taguatinga.

Segunda escada de incêndio do Túnel de Taguatinga está em construção