04/02/2023 às 10:39, atualizado em 04/02/2023 às 10:43

Com artesanato, música e alimentação, EncontrArte movimenta 212 Norte 

Participam da feira 30 expositores que oferecem produtos artísticos e comida orgânica, entre outras atrações

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Mais uma iniciativa cultural anima o Eixão Norte. Trata-se do projeto EncontrArte, promovido pela Associação de Capoeira Raízes do Brasil. Todos os domingos, desde 21 de janeiro, das 9h às 17h, 30 expositores e músicos se reúnem, na altura da 212 Norte, para oferecer shows, artesanato e comida orgânica.

Shows musicais fazem parte da programação diversificada que reúne famílias no Eixão aos fins de semana | Foto: Divulgação

[Olho texto=”“Eventos como o EncontrArte colaboram para a geração de emprego e renda”” assinatura=”Cristiano Araújo, secretário de Turismo” esquerda_direita_centro=”direita”]

O evento, que segue até 12 de março, conta com apoio da Secretaria de Turismo (Setur), que destinou R$ 150 mil ao projeto. Todo o lucro obtido com as vendas fica para os feirantes, que não precisam pagar taxa para expor os seus produtos.

O organizador da EncontrArte, Paulo Roberto Santos, disse que a iniciativa é mais uma maneira de gerar recursos para a classe artística e profissionais que trabalham com a realização de eventos e que ainda não se recuperaram financeiramente com a paralisação das atividades no período da pandemia. 

Recuperação econômica

“O cenário da pandemia se estendeu na pós-pandemia”, aponta ele. “Com o EncontrArte, buscamos ajudar a classe artística a se recuperar. É mais uma maneira de gerar renda. Nos dois primeiros domingos o movimento foi ótimo. O público gostou muito, as famílias visitaram, conheceram os produtos”. Contente com os resultados, Paulo Roberto já planeja uma segunda edição do evento.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Além de atrair as pessoas para um movimento cultural, que atende toda a família com programação musical, venda de artesanato e alimento, eventos como o EncontrArte colaboram para a geração de emprego e renda”, valoriza o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

O titular da Setur lembra que, com a iniciativa, o artesanato de Brasília ganha mais visibilidade e a possibilidade de escoamento de mercadorias. “A Setur pretende ampliar cada vez mais as oportunidades de renda para os artesãos, por meio da promoção de feiras, festivais e eventos”, afirma.