06/02/2023 às 13:40, atualizado em 06/02/2023 às 17:13

Liberado o trânsito sobre o viaduto do Recanto das Emas

Esta é a penúltima fase da obra, que terá agora a execução dos serviços finais, como plantio de grama e instalação de meios-fios

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) liberou mais um trecho do viaduto em construção na Estrada Parque Contorno (DF-001), entre o Recanto das Emas e o Riacho Fundo II.

[Olho texto=”“Agora, com mais essa liberação, concluímos nosso objetivo de dar fluidez para todos os motoristas, independentemente da direção que venham. Estamos felizes por isso”” assinatura=”Fauzi Nacfur Junior, presidente do DER” esquerda_direita_centro=”direita”]

Nesta quarta – e penúltima – etapa da obra, a parte superior do elevado, entre as duas regiões administrativas, foi liberada para o tráfego de veículos, totalmente sinalizada horizontal e verticalmente, garantindo maior fluidez no trânsito para os motoristas que transitam entre as duas cidades ou em direção ao Plano Piloto ou ao Gama. Com a liberação, aproximadamente 30 mil motoristas foram beneficiados.

De acordo com o presidente do DER, Fauzi Nacfur Junior, com mais esta fase concluída, a população que trafega pela região não perderá mais tempo aguardando a vez para contornar o balão que antes travava o trânsito.

A obra viária passa agora pela etapa de paisagismo, plantio de grama e implantação do meio-fio para, de fato, serem concluídos os serviços | Foto: Divulgação/DER

“Nossa expectativa era justamente essa: eliminar o gargalo que se formava aqui neste balão em todas as direções nos horários de pico. Parava tudo para quem vinha sentido Plano Piloto, sentido Gama, e para quem queria sair do Recanto das Emas e do Riacho Fundo II”, disse.

“Agora, com mais essa liberação, concluímos nosso objetivo de dar fluidez para todos os motoristas, independentemente da direção que venham. Estamos felizes por isso”, concluiu o presidente.

Ainda de acordo com Nacfur, a obra viária de grande porte passa agora pela etapa de paisagismo, plantio de grama e implantação do meio-fio. Quando for totalmente finalizada, a obra vai beneficiar cerca de 80 mil motoristas diariamente.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O motorista por aplicativo José Wilkerson dos Santos, 36 anos, comemorou a liberação de mais esse trecho. “Já tinha ficado bom com a liberação da parte de baixo do viaduto. Agora, com a parte de cima, completou a melhora na fluidez, ficou muito bom e mais seguro”, disse.

Histórico da obra

A obra de construção do viaduto na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho de intersecção entre o Recanto das Emas e o Riacho Fundo II, foi iniciada em março de 2021, com investimento de R$ 30,9 milhões.

Na primeira fase da obra, foram executadas as estruturas de concreto e a liberação das vias marginais, liberadas para o trânsito em outubro de 2021. Já a segunda fase compreendeu a escavação do terreno, por onde passam os veículos nos dois sentidos da DF-001. Na terceira fase, no segundo semestre de 2022, foi feita a liberação da parte inferior do viaduto para o tráfego de veículos.

*Com informações do DER

Liberado o trânsito sobre o viaduto do Recanto das Emas