07/02/2023 às 08:05, atualizado em 07/02/2023 às 11:46

IgesDF promove campanha de doação de sangue

As coletas do ‘Carnaval no Hemocentro’ ocorrerão nos dias 7, 14 e 28 de fevereiro. Os funcionários do instituto devem fazer agendamento prévio via e-mail

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) está promovendo uma campanha para incentivar a doação de sangue entre seus colaboradores durante o mês de fevereiro. “Realizamos muitas campanhas entre nossos colaboradores. Esta é por uma causa nobre: a de salvar vidas. Esperamos que haja uma grande adesão e que possamos contribuir para aumentar os estoques do Hemocentro de Brasília”, destaca a presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus.

Arte: IgesDF

A campanha Carnaval no Hemocentro é uma maneira de estimular a participação dos trabalhadores do instituto na doação a fim de promover a manutenção dos estoques. “O Hemocentro de Brasília trabalha com estoques estratégicos e dispensa hemocomponentes para 14 hospitais do DF e outros três hospitais federais, portanto temos consciência do quão importante é a doação”, esclarece a gestora.

O presidente do Hemocentro, Osnei Okumoto, reconhece a importância das campanhas: “Trabalho desde 1991 com hemoterapia pública e toda ajuda é bem-vinda”.

O Carnaval no Hemocentro promoverá doações semanais, conforme o cronograma:
? 7/2 (terça-feira), às 14h – Colaboradores do PO700 e do SIA
? 14/2 (terça-feira), às 14h – Colaboradores do Hospital de Base
? 28/2 (terça-feira), às 14h – Colaboradores do Hospital Regional de Santa Maria

Critérios

Para ser doador, é preciso:
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos de idade;
– Se for menor de 18 anos, só pode doar com autorização do pai, mãe ou guardião;
– Pesar mais de 51 kg;
– Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
– Não ter feito endoscopia nos últimos seis meses.

Quem está com sintomas respiratórios – tosse, coriza, dor de garganta ou outros sinais infecciosos – deve aguardar 15 dias após a recuperação completa dos sintomas para doar sangue.

Covid-19

Quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de covid-19 nos últimos dez dias fica impedido de doar sangue por sete dias após o último contato. E quem teve diagnóstico para covid-19 e apresentou sintomas deve aguardar dez dias após o fim desses sinais para se candidatar à doação de sangue. Se assintomático, o prazo de dez dias é contado da data de coleta do exame.

Fique atento!

Na hora da doação, é preciso apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.

Outras orientações

– Durma bem na noite anterior;
– Não consuma bebida alcoólica ou use narguilê nas 12 horas anteriores à doação;
– Não fume duas horas antes da doação.

Os telefones do Hemocentro para dúvidas relacionadas à doação são: 3327-4413/4447 e 99136-2495

É preciso fazer agendamento prévio para participar da campanha, para a melhor organização do transporte. Os interessados devem enviar por e-mail nome, matrícula, telefone e unidade para o endereço: ascom@igesdf.org.br.

*Com informações do IgesDF