08/02/2023 às 15:26, atualizado em 08/02/2023 às 16:13

Placas de concreto protegem cabos de energia e tubulações de escoamento

Cerca de quatro mil tampas produzidas na própria obra vão resguardar a rede elétrica e o sistema de drenagem no interior do complexo viário

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Centenas de tampas de concreto estão prontas para ser instaladas no Túnel de Taguatinga. As peças multifuncionais ficarão no espaço entre as paredes da passagem subterrânea e as barreiras new jersey, nome dado às muretas de contenção que resguardam a estrutura do complexo viário. Pelo vão, passam cabos de energia e tubulações do sistema de escoamento da construção.

A fabricação das tampas, cada uma delas medindo aproximadamente 50 cm x 1,1 m, é feita no próprio Túnel de Taguatinga – uma produção cuidadosa que envolve várias etapas. Primeiro, é preciso fazer a forma das placas. Ferragens são colocadas dentro desse molde para que as peças fiquem bem reforçadas. Depois são feitos a aplicação e o nivelamento do concreto, garantindo que a superfície fique lisa.

Tampas de concreto são instaladas com o objetivo de proteger as canaletas de utilidade no Túnel de Taguatinga | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Devemos produzir, ao todo, cerca de quatro mil tampas de concreto”, calcula o engenheiro civil Samuel Teles, um dos responsáveis pela supervisão da obra. “As peças serão instaladas ao longo de toda a extensão do Túnel de Taguatinga, tanto do lado sul quanto do norte”, explica, assegurando que, mais do que proteger as canaletas, as peças vão servir como passeio de segurança para técnicos e brigadistas que atuam no complexo viário.

“A passagem vai ser acessada por profissionais que necessitem fazer alguma manutenção na rede de energia ou no sistema de drenagem. Por isso, as tampas têm dois buracos que permitem sua retirada com a ajuda de um gancho de ferro”, detalha Teles. “Em caso de incêndio, o espaço será usado por bombeiros para alcançar hidrantes e extintores, ambos instalados a cada 60 m”, informa o engenheiro.

Placas de concreto protegem cabos de energia e tubulações de escoamento