09/02/2023 às 19:09, atualizado em 09/02/2023 às 19:10

GDF lança Programa Ambientação e Integração para novos servidores

Decreto publicado nesta quinta (9) tem por objetivo uniformizar o acolhimento e preparar melhor os recém-chegados no serviço público do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Facilitar a adaptação e preparar os profissionais para o ingresso no serviço público do Distrito Federal, tanto na administração direta quanto autárquica e fundacional. Esse é o objetivo do Programa Ambientação e Integração (PAI/DF), instituído pelo Governo do Distrito Federal (GDF) nesta quinta-feira (9), por meio do Decreto nº 44.214. A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) para uniformizar o acolhimento dos novos servidores e prevê a disponibilização de um Manual do Servidor.

[Olho texto=”“Para o GDF, um servidor bem integrado torna-se mais compromissado, engajado e conhecedor das suas atribuições e isso reflete no atendimento às demandas da população”” assinatura=”Miriam Beneton, diretora de Dimensionamento da Força de Trabalho da Sugep” esquerda_direita_centro=”direita”]

A secretária-executiva de Gestão Administrativa, Ana Paula Cardoso, explica que o programa está amparado em duas vertentes. “São dois eixos, sendo um a gestão estratégica com pessoas, da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), e o outro a capacitação, por meio da Escola de Governo (Egov)”, explica. “O trabalho conjunto entre essas duas áreas da Seplad se complementam para tornar o programa mais eficiente, receptivo e acolhedor para os servidores”, completa a gestora.

A diretora de Dimensionamento da Força de Trabalho da Sugep, Miriam Beneton, explica que a iniciativa surgiu da necessidade de preparar os novos servidores para o dia a dia do serviço público. “Para o GDF, um servidor bem integrado torna-se mais compromissado, engajado e conhecedor das suas atribuições e isso reflete no atendimento às demandas da população”, ressalta.

Parte do Programa Ambientação e Integração já começou a ser implementada com cursos presenciais e online da Escola de Governo | Foto: Lucio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Conforme o texto do decreto, o programa busca atingir os novos servidores desde o primeiro contato com a Administração Pública do Distrito Federal. “Com o PAI/DF, espera-se estimular a conexão humana e a empatia no ambiente de trabalho; promover um espaço que contribua para o desenvolvimento das habilidades interpessoais”, diz o texto publicado nesta quinta.

A diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino, destaca que parte do programa já começou a ser implementada com cursos presenciais e online. “Para facilitar a capacitação, a partir de segunda (13), vamos oferecer a capacitação no sistema de Educação a Distância (EaD) na plataforma da Egov”, explica. “Estamos, também, em tratativas com algumas secretarias para oferecer a capacitação de maneira personalizada”, revela.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Manual do Servidor

O PAI/DF prevê ainda a ampla divulgação de material de apoio que unifica informações importantes para consulta por parte dos recém-ingressos no serviço público. “Elaboramos um Manual do Servidor, que estará disponível no site da Seplad a partir da próxima segunda-feira (13). O material foi desenvolvido em formato digital, facilitando assim o acesso ao conhecimento relacionado a normas técnicas, ambiente de trabalho, integração e cooperação”, explica a diretora de Dimensionamento da Força de Trabalho da Sugep, Miriam Beneton.

Na publicação, estão disponíveis a apresentação do ambiente laboral, a política de gestão de pessoas, direitos e deveres, legislações e demais assuntos pertinentes ao ingresso no serviço público.

*Com informações da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração