09/02/2023 às 19:18

Oficina debate estratégias sustentáveis para a agropecuária

Realizadas na Seagri, atividades discutiram o Plano de Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+)

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Representantes da Emater, do Ministério da Agricultura e das secretarias de Agricultura (Seagri) e do Meio Ambiente (Sema) participaram, nesta semana, da oficina do Plano de Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+). 

Oficina discutiu estratégias para investir em agropecuária sustentável | Foto: Divulgação/Seagri

Concebido para ser executado durante a década de 2020 a 2030, o Plano ABC+ é coordenado pelo Ministério da Agricultura. O objetivo é consolidar uma agropecuária nacional pautada em sistemas sustentáveis e produtivos, visando ao cumprimento dos compromissos nacionais e internacionais do Brasil de desenvolvimento sustentável e para enfrentamento do aquecimento global, redução da vulnerabilidade do setor agrícola e produção de alimentos e bioprodutos de qualidade. 

No contexto do ABC+, cabe às unidades da Federação construir planos que contribuam para alcance das metas brasileiras de redução das emissões de gases de efeito estufa, além de promover o aumento da renda e da qualidade de vida do produtor rural. 

Qualidade de vida

O secretário de Agricultura, Fernando Rodriguez, lembra da importância do pequeno produtor nesse processo. “Não se pode ver a questão climática com o olho fixo só na mudança, mas no que está em volta e pode mudar”, avalia. “Hoje o produtor tem consciência de que quer e precisa proteger sua propriedade e o meio ambiente, mas ele precisa de renda e qualidade de vida”. 

Segundo o gestor, é preciso analisar todo o contexto da propriedade, e não apenas os parâmetros agroclimáticos, na elaboração das propostas para o Plano ABC+. “Além dos aspectos social, econômico e ambiental, é fundamental pensar também em outros dois pilares da sustentabilidade, que são a tecnologia e o apoio político-institucional, para alcançarmos os objetivos do plano”, pontua.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O objetivo é que todos possam contribuir para que tenhamos um plano construído com a participação mais ampla possível da sociedade e dos setores produtivos”, complementa a subsecretária de Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Seagri-DF, Cláudia Alessandra Gomes. 

Após consulta pública, o Plano ABC+ do Distrito Federal será encaminhado, em forma de decreto, para publicação. “Nossa expectativa é de que o decreto seja enviado no mês de março, e que ainda no primeiro semestre de 2023 esteja publicado”, afirma Cláudia Alessandra. “Essa é a segunda etapa do plano. A primeira tinha vigência de 2010 a 2020, e essa será até 2030. Após a publicação do decreto, a Seagri promoverá um seminário para apresentar a todos os interessados o que o Plano ABC+ traz de novidades e benefícios para a agricultura do Distrito Federal”.  

*Com informações da Seagri