10/02/2023 às 10:47, atualizado em 10/02/2023 às 12:27

Cine Brasília brinda público com estreias nacionais e mostra internacional

Neste fim de semana tem opção para o público infantil e o Festival do Cinema Neerlandês começa na próxima segunda (13)

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Estreias de longas nacionais e uma mostra com produções dos Países Baixos. A programação do Cine Brasília já está disponível, e há opções para todos os públicos. O Festival do Cinema Neerlandês começa na próxima segunda-feira (13), com cinco produções internacionalmente premiadas.

O filme francês ‘As Histórias de Meu Pai’ é um dos destaques da programação do Cine Brasília | Fotos: Divulgação

Entre as estreias, destaque para a comédia As Histórias de Meu Pai, de Jean-Pierre Améris. O filme revela a trajetória de Emile, um garoto de 12 anos, que passou a vida ouvindo histórias sobre as diversas profissões que seu pai alegava ter. As aventuras se passam em Lyon, na França, na década de 1960.

“O diretor Jean-Pierre Améris contextualiza a história na circunstância dramática da guerra franco-argelina e as consequências duradouras, especialmente em relação à saúde mental, tanto para o pai quanto para o filho”, explica o responsável pela programação do Cine Brasília, Sérgio Moriconi.

Já o drama Regra 34, de Julia Murat, conta a história de Simone, uma jovem advogada negra que pagou a faculdade trabalhando com performances sexuais online. Depois de ser aprovada em um concurso público, ela passa a atuar no acolhimento de mulheres vítimas de abusos e acaba se envolvendo em um mundo de erotismo e violência.

O longa conquistou o Leopardo de Ouro, premiação máxima do Festival de Locarno, na Suíça; o prêmio de Melhor Direção de Ficção da Première Brasil, no Festival do Rio e o Prêmio Especial do Júri no Festival do Novo Cinema Latino Americano de Havana.

A animação ‘Perlimps’ conta a história de agentes secretos de reinos rivais, que precisam superar as diferenças e encontrar criaturas misteriosas capazes de alcançar a paz em tempos de guerra

Para o público infantil, a programação recebe Perlimps, de Alê Abreu. A animação mostra a jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agentes secretos de reinos rivais, que precisam encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de alcançar a paz em tempos de guerra. “Promove reflexões sobre a verdadeira essência da vida, sobre o que realmente importa. Um ótimo programa para a família toda”, comenta o coordenador da programação do Cine Brasília,  Sérgio Moriconi.

Além das estreias, permanece em cartaz o drama histórico Ilusões Perdidas, de Xavier Giannoli, pela mostra Vá e Veja — retrospectiva dos filmes lançados em 2022. O filme é uma transposição para o cinema de um dos clássicos do escritor francês Honoré de Balzac, sobre um jovem poeta desconhecido da França do século 19.

Mostra Países Baixos

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Realizada pela Embaixada do Reino dos Países Baixos, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), a mostra começa na segunda-feira (13) e vai até a próxima sexta-feira (17), sempre às 20h30.

A programação tem início com o drama Black Book – A Espiã, de Paul Verhoeven, um filme sobre a perseguição aos judeus durante a invasão nazista. Em seguida, o público acompanha a história do personagem Gunter, encontrado em uma floresta alemã quando tinha quatro anos de idade, no longa Nr. 10, do diretor Alex van Warmerdam, e ainda, pode conhecer a história de pessoas que, voluntariamente ou não, se mudam do exterior para Amsterdã (Holanda), na película The Paradise Suíte, de Joost van Ginkel.

Também será transmitido o drama I Don’t Wanna Dance, de Flynn Von Kleist, que mostra as experiências de um aspirante a dançarino adolescente dividido entre a família destrutiva e a própria felicidade. E, para fechar a seleção, o romance Soof, de Antoinette Beumer, traz o dilema da protagonista homônima, que, prestes a completar 40 anos, se vê diante de dúvidas em relação ao que mais pode ser alcançado.

Veja a programação

? Sexta-feira (10)
10h – Perlimps
14h – Regra 34
16h – As Histórias de Meu Pai
18h – As Histórias de Meu Pai
20h – Ilusões Perdidas

? Sábado (11)
10h – Perlimps
14h – Regra 34
16h – As Histórias de Meu Pai
18h – As Histórias de Meu Pai
20h – Ilusões Perdidas

? Domingo (12)
10h – Perlimps
14h – Regra 34
16h – As Histórias de Meu Pai
18h – As Histórias de Meu Pai
20h – Ilusões Perdidas

? Segunda-feira (13)
14h – Regra 34
16h – As Histórias de Meu Pai
20h30 – Abertura da Mostra Países Baixos: Black Book – A Espiã

? Terça-feira (14)
10h – Perlimps
14h – Regra 34
16h – As Histórias de Meu Pai
18h – As Histórias de Meu Pai
20h30 – Nr. 10 (Mostra Países Baixos)

? Quarta-feira (15)
10h – Perlimps
14h – Regra 34
16h – As Histórias de Meu Pai
18h – As Histórias de Meu Pai
20h30 – The Paradise Suite (Mostra Países Baixos)