10/02/2023 às 19:33

Hospital Materno Infantil recebe visita de delegação mexicana

O encontro entre representantes do Brasil e do México abordou os serviços de cuidados humanizados no período gestacional e pós-parto

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

O governo mexicano desembarcou em Brasília com suas atenções voltadas para a saúde pública. A visita técnica foi planejada pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) para apresentar as experiências e sucessos no Brasil referentes à implementação de boas práticas relacionadas ao parto humanizado.

[Olho texto=”“O Hmib é um hospital de referência distrital no cuidado materno-infantil e a gente fica muito contente de poder representar a rede de saúde do DF e apresentar a nossa realidade”” assinatura=”Andreia Araújo, diretora de Atenção à Saúde do Hmib” esquerda_direita_centro=”direita”]

O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) foi o ponto focal da visita ao Distrito Federal. Recebidos pela diretora de Atenção à Saúde da unidade hospitalar, Andreia Araújo, as representantes da Secretaria da Saúde do Governo Federal do México, Karla Berdichevsky Feldman, diretora geral do Centro Nacional de Equidade de Gênero e Saúde Reprodutiva, e Bianca Fernanda Vargas Escamilla, diretora de Atenção Materna e Perinatal, puderam conhecer as instalações que prestam assistência médica integral e integrada às gestantes, em atendimento pré-natal e puerpério, e seus filhos.

“A visita vai beneficiar muito os dois países, porque o objetivo é, justamente, proporcionar esse intercâmbio de ideias, experiências e de conhecimento em relação ao parto humanizado e aos bancos de leite”, ressalta Adriano Tavares, assessor Internacional em Saúde da Família e Comunidade no Escritório da Opas/OMS México, que acompanhou e organizou a visita.

Visita da comitiva do México ao Hmib nesta sexta (10) | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde

Tavares avalia ainda que o encontro gera a oportunidade de colaboração contínua entre as nações, para aprendizado e fortalecimento do cuidado da saúde materna e perinatal, da promoção e proteção da amamentação e da prevenção da mortalidade.

A diretora Andreia Araújo se alegrou ao ver o trabalho árduo da equipe servir de exemplo e ser reconhecido internacionalmente: “O Hmib é um hospital de referência distrital no cuidado materno-infantil e a gente fica muito contente de poder representar a rede de saúde do DF e apresentar a nossa realidade e a nossa estrutura. A experiência com certeza será muito significante”.

Representando a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, e a subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Eddi Sofia, estiveram a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno, Miriam Santos; a chefe da Assessoria de Redes de Atenção à Saúde, Andrielle Haddad; a referência técnica distrital (RTD) de Ginecologia Obstetrícia da SES-DF, Marta de Betânia; e a chefe do Banco de Leite de Taguatinga, Valcilene Pinheiro; assim como representantes do Grupo Condutor Central da Rede Cegonha no DF.

Referência internacional

O Hmib foi a unidade hospitalar escolhida pela Organização Pan-Americana da Saúde/OMS  para apresentar as experiências e sucessos no Brasil em referência à implementação de boas práticas relacionadas ao parto humanizado

Inaugurado em 1966, o Hmib conta com serviços de neonatologia, unidade de terapia intensiva neonatal, serviço multidisciplinar de medicina fetal, banco de leite humano e centro de reprodução humana, que disponibiliza, inclusive, técnicas de reprodução assistida.

Além disso, a unidade hospitalar é referência no atendimento cirúrgico pediátrico, tanto ambulatorial como de urgência, e em cirurgia pediátrica neonatal. Também se destaca no atendimento da prematuridade extrema, malformação neonatal, cardiopatia neonatal e recém-nascidos com necessidade de intervenção cirúrgica imediata.

O centro médico ainda possui programas de residência médica para especialização nas áreas de pediatria, alergia e imunologia pediátrica, infectologia pediátrica, medicina intensiva pediátrica, neonatologia, cirurgia pediátrica, obstetrícia e ginecologia, medicina fetal e reprodução humana, assim como residência de enfermagem nas especialidades de neonatologia, obstetrícia e pediatria.

Serviço
Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib)
Endereço: Quadra 608, Módulo A – Asa Sul
Telefone Geral: (61) 2017-1600
Horário de funcionamento: das 7h às 18h

*Com informações da Secretaria de Saúde