13/02/2023 às 16:48

Palestra sobre responsabilidade abre ano letivo no Riacho Fundo II

Secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, conversou com alunos do Centro de Ensino Fundamental II nesta segunda-feira (13)

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A escola de gestão compartilhada do Riacho Fundo II iniciou o ano letivo, nesta segunda-feira (13), com uma palestra ministrada pelo secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. A convite da direção da escola, o gestor falou sobre o tema “A infância não é apenas brincar, mas também permite respeito e responsabilidade”.

Alunos do CEF II atentos à palestra do secretário de Segurança Pública que abriu o ano letivo da escola, nesta segunda-feira (13) | Fotos: Divulgação/SSP

Avelar conversou com os alunos, matriculados entre os sexto e nono anos no Centro de Ensino Fundamental II (CEF II), sobre a importância da dedicação aos estudos. “É importante alimentar o sonho de vocês sempre. Aqui é o melhor espaço para buscarem isso, e jamais deixem de sonhar”, ressaltou. “Aqui, além de professores e responsáveis pela escola, também tem pais. Isso mostra a preocupação de todos com o futuro de vocês”.

Além de conhecer a estrutura da unidade escolar, o secretário, juntamente com integrantes da comitiva da Secretaria de Segurança Pública (SSP) que esteve no local, conversou com alunos e  professores. “Esta é, sem dúvida, uma forma de nos aproximarmos ainda mais desses alunos, entender a realidade em que vivem e compartilhar experiências. Foi uma experiência muito gratificante”, relata Avelar.

“É importante alimentar o sonho de vocês sempre. Aqui é o melhor espaço para buscarem isso, e jamais deixem de sonhar”, disse o secretário Sandro Avelar (terceiro à esquerda) aos estudantes

“Estamos com uma expectativa muito grande. Acreditamos que esta experiência vai contribuir de forma muito positiva com o processo de aprendizagem dos nossos alunos. Fizemos o convite ao secretário, e ele prontamente nos atendeu”, disse a diretora da escola, Edilma Moreira.

O CEF 1, do Riacho Fundo, conta, atualmente, com 2 mil alunos. Estes estão matriculados entre o sexto e o nono ano, nos períodos da manhã e da tarde. Militares do CBMDF são os responsáveis pela parte disciplinar. O colégio atende, ainda, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno.

A banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) tocou durante a cerimônia

O subsecretário de Gestão Compartilhada (Segecom), coronel Alexandre Ferro, falou das ações da parceria entre as pastas: “Estamos satisfeitos com o patamar que o modelo das escolas cívico-militares têm atingido. Sentimos a confiança da comunidade escolar no modelo para que nossos jovens e professores possam ter tranquilidade pedagógica e de aprendizado em sala de aula”.

A parceria entre a Segurança e a Educação é comemorada pelo professor de Ciência do sexto ano, Márcio Borges. “Esse formato de ensino ajuda bastante no processo, pois nos deixa mais livres para nos dedicarmos ao ensino; essa questão disciplinar facilita bastante, inclusive para as crianças”, aponta.

Para o aluno do sexto ano Lucas Borges, o modelo dá mais tranquilidade para a escola: “A presença dos militares nos deixa mais tranquilos para nos concentrarmos nos estudos”.

Parceria

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O projeto das escolas de gestão compartilhada (EGCs) é fruto de uma parceria entre as secretarias de Segurança Pública e de Educação para realização de ações conjuntas com objetivo de proporcionar uma educação de qualidade, bem como construir estratégias voltadas à segurança comunitária e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar, promovendo uma cultura de paz e o pleno exercício da cidadania.

Atualmente o projeto atende 12 escolas públicas do Distrito Federal:
? Centro Educacional 3, de Sobradinho;
? Centro Educacional 308, do Recanto das Emas;
? Centro Educacional 1, da Estrutural;
? Centro Educacional 7, de Ceilândia;
? Centro Educacional Condomínio Estância III, de Planaltina;
? Centro Educacional 1, do Itapoã;
? Centro de Ensino Fundamental 19, de Taguatinga;
? Centro de Ensino Fundamental 1, do Núcleo Bandeirante;
? Centro de Ensino Fundamental 407, de Samambaia;
? Centro de Ensino Fundamental 1, do Riacho Fundo II;
? Centro de Ensino Fundamental 1, do Paranoá;
? Centro Educacional 2, de Brazlândia.

*Com informações da SSP