13/02/2023 às 10:50

Servidores do Hemocentro são treinados em gestão de riscos

Controladoria-Geral do DF presta apoio aos órgãos do governo nesta área e para a implementação de programas de prevenção e punição de fraudes e atos de corrupção

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Servidores da Fundação Hemocentro de Brasília participaram de um treinamento, realizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). O Hemocentro quer revisar seu sistema de gestão de riscos e seu programa de integridade e, por isso, solicitou o apoio da CGDF.

Órgãos públicos podem solicitar treinamentos à CGDF, que realiza desde o auxílio técnico na implementação dos programas de integridade e de gestão de riscos até a auditoria e o monitoramento dos programas | Foto: Divulgação/CGDF

Cerca de 25 servidores participaram do treinamento, realizado em dois dias da semana passada. A chefe da Assessoria de Controle Interno do órgão, Juscimar de Aguiar, conta que a fundação trabalha com gestão de riscos desde 2016 e vem fazendo atualizações conforme a evolução do órgão.

[Olho texto=”A gestão de riscos é um processo sistemático para identificar, analisar e tratar eventos de risco de qualquer natureza, com o objetivo de minimizar ou potencializar seus impactos sobre os objetivos da organização. Já os programas de integridade promovem a adoção de medidas destinadas à prevenção, à detecção e à punição de fraudes e atos de corrupção” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“A tomada de decisão baseada em riscos traz mais segurança para o órgão, e o programa de integridade consolida tudo isso, evitando fraude, promovendo ética e consolidando os valores institucionais que devem ser preservados. Tudo isso proporciona melhora tanto para os servidores quanto para a população, e este é o nosso principal objetivo: oferecer sangue em quantidade e qualidade para a população. E a CGDF é uma grande parceira nesse trabalho”, disse.

A gestão de riscos é um processo sistemático para identificar, analisar e tratar eventos de risco de qualquer natureza, com o objetivo de minimizar ou potencializar seus impactos sobre os objetivos da organização. Já os programas de integridade promovem a adoção de medidas destinadas à prevenção, à detecção e à punição de fraudes e atos de corrupção.

De acordo com o coordenador de Riscos e Integridade da Subcontroladoria de Controle Interno da CGDF, Robson Lopes, a solicitação de apoio técnico pode ser feita diretamente ao Gabinete da Controladoria-Geral do DF, por meio de ofício.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Após essa solicitação, a gente destaca uma equipe para avaliar e construir um planejamento de apoio consultivo, seja para a implementação da gestão de riscos, seja para a implantação, revisão ou avaliação dos programas de integridade institucionais dentro do Governo do Distrito Federal [GDF]”, explica.

As equipes da CGDF realizam desde o auxílio técnico na implementação dos programas de integridade e de gestão de riscos até a auditoria e o monitoramento dos programas. Os órgãos e entidades públicos que se interessarem em participar de treinamentos ou que quiserem tirar dúvidas sobre o assunto podem entrar em contato pelo e-mail gestaoderiscos@cg.df.gov.br.

A CGDF conta também com um site específico com informações sobre projetos de gestão de riscos e programas de integridade para auxiliar os órgãos e entidades do DF. O endereço eletrônico reúne orientações e conceitos iniciais, modelos de matrizes, informações sobre o sistema Saeweb e sobre capacitações/treinamentos.

*Com informações da Controladoria-Geral do DF