14/02/2023 às 18:10, atualizado em 15/02/2023 às 19:20

‘Bloco da Conscientização’ faz prévia com usuários da Rodoviária

Ação da Secretaria de Justiça e Cidadania faz campanha entre os dias 14 e 16 para o ‘Enfrentamento às Drogas e ao Alcoolismo’

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal já botou o ‘Bloco da Conscientização’ na rua. Desta terça-feira (14) até quinta-feira (16) servidores da pasta estão na Rodoviária do Plano Piloto, Plataforma B, para promover ações de conscientização sobre o tema ‘Enfrentamento às Drogas e ao Alcoolismo’. Durante os três dias de ação, de 10h às 16h, os cidadãos que passarem pelo local poderão conhecer o Programa Acolhe DF, além de receberem materiais impressos sobre a temática da campanha.

Servidores da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF participam de ações para promover conscientização sobre o tema ‘Enfrentamento às Drogas e ao Alcoolismo’| Foto: Divulgação/Sejus-DF

Especialmente na quinta-feira (16), a campanha contará com a participação do Detran-DF, com apresentação de teatro e de repentista, além de distribuição de material gráfico.

[Olho texto=”“As consequências, a curto ou a longo prazo, prejudicam o indivíduo no trânsito, no seu local de trabalho e em seu convívio familiar. É de grande importância a atuação profissional para a prevenção”” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

A ação foi pensada pela Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed), da Sejus-DF, com o objetivo de mostrar os prejuízos do uso de drogas e também do uso excessivo de álcool, além de mostrar a possibilidade de prevenção, forma mais eficaz de combate à utilização dessas substâncias.

Para a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, é fato que o consumo de drogas e o uso abusivo de álcool causam danos significativos à saúde e à convivência social. “As consequências, a curto ou a longo prazo, prejudicam o indivíduo no trânsito, no seu local de trabalho e em seu convívio familiar. É de grande importância a atuação profissional para a prevenção”, afirma a secretária.

O tema da campanha reforça que o consumo de drogas e o uso abusivo de álcool causam danos significativos à saúde e à convivência social

Além dos três dias de campanha, mais dois terão atividades distintas. Na sexta-feira (17), a ação contará com a ‘Blitz Educativa’ do Detran, das 10h às 12h, no estacionamento da Funarte, em frente à Torre de TV. No domingo (19) será a vez da prevenção no Bloco da Baratinha, de 13h30 às 16h30, no Parque da Cidade, com o lema ‘Criança longe das drogas’. Será montada uma tenda com ações diversas para crianças e jovens que desejarem participar.

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública que atinge países do mundo inteiro, causando grande preocupação. Para que esse problema seja enfrentado, foi estabelecido, no Brasil, o dia 20 de fevereiro como o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, e é por isso que a Sejus-DF fez a escolha da data para a campanha e ainda pela proximidade do Carnaval.

Programa Acolhe DF

O Programa Acolhe DF da Secretaria de Justiça e Cidadania tem como objetivo acolher todas as pessoas com casos relacionados ao uso de álcool e outras drogas e seus familiares. Foi lançado em 2021, oferecendo à comunidade apoio psicossocial, com especialistas como psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e agentes sociais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre as ações constantes estão palestras e atividades de prevenção ao uso de drogas; atendimento psicossocial para dependentes químicos e seus familiares; encaminhamento do dependente químico para o tratamento mais adequado, podendo ser em uma das Comunidades Terapêuticas parceiras do órgão; busca ativa a pessoas em situação de rua dependentes químicas e ainda auxílio na reinserção social do adicto em recuperação, indicando cursos profissionalizantes, colaborando com a empregabilidade.

No caso da escolha por acolhimento, a Sejus-DF dispõe de 330 vagas distribuídas em 12 comunidades terapêuticas parceiras, além de oferecer assistência psicossocial ativa, que pode ser individual ou coletiva, de forma presencial ou online.

As parcerias com as comunidades terapêuticas foram firmadas com a Sejus em 2018.

*Com informações da Sejus-DF