14/02/2023 às 18:31, atualizado em 14/02/2023 às 19:06

Grupo do Núcleo de Saúde da Família da Fercal visita o CCBB

Passeio reuniu 30 pessoas atendidas pelo Nasf, que tiveram acesso às atrações do Centro Cultural Banco do Brasil

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Cerca de 30 pessoas participaram, nesta terça-feira (14), de um dia de cultura, informação, autocuidado e lazer no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) Caliandra, localizado na Fercal, ofereceu o passeio aos participantes dos grupos de atendimento.

Entre as atividades, participantes do grupo puderam conhecer as exposições em cartaz no CCBB | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

Participaram integrantes dos grupos Cuidando da Mente, voltado para o tratamento psicológico, Movimente-se, de fisioterapia, e Mulheres da Fercal, que incentiva o empoderamento feminino. As instalações artísticas a céu aberto e as exposições foram o destaque do passeio.

Experiência nova

Gessimar Meira Ferreira, 49 anos, que recebe acompanhamento de fisioterapia e psicologia, encantou-se com as obras do artista argentino Leandro Erlich ao passar pela exposição A Tensão. “Está sendo uma experiência totalmente nova; a  mostra é surreal, muito interessante de ver”, disse.

A dona de casa Eudilene Tavares, 42, levou as duas filhas mais novas ao passeio. Ela participa há cerca de dois anos do grupo de mulheres e aproveitou o dia cheio de novidades: “Achei tudo lindo”, contou. “Eu não costumo sair muito [por causa de] todo o trabalho em casa, então é diferente poder fazer parte das atividades e ainda trazer meus filhos”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Uma das organizadoras do passeio, a assistente social Eliane Gomes Lima falou sobre a importância das atividades culturais e externas para o tratamento: “Nós percebemos que, além de auxiliar no trabalho que fazemos voltado para a saúde mental e o bem-estar, essas saídas são momentos únicos para os pacientes. Muitos não têm a chance de conhecer o que nossa cidade oferece de outra maneira”.

A visita foi realizada com o apoio do Sesc, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do DER – que atuou fornecendo transporte – e da equipe do CCBB, que ofereceu guias para as exposições. Também foi servido lanche para o grupo. 

*Com informações da Secretaria de Saúde