14/02/2023 às 13:16, atualizado em 14/02/2023 às 18:47

População de Sobradinho é chamada para debate sobre unidades de conservação

Com consulta pública aberta em seu site, Brasília Ambiental fará reunião presencial nesta quarta-feira (15)

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

O Instituto Brasília Ambiental promove, nesta quarta-feira (15), reunião com as administrações regionais de Sobradinho e Sobradinho II e as comunidades dessas duas regiões para tratar sobre a consulta pública das unidades de conservação (UCs) da Unidade Hidrográfica do Ribeirão Sobradinho (UHRS). O encontro será às 19h na sede da Administração Regional de Sobradinho.

“Será uma reunião muito importante porque vamos falar sobre o instrumento Consulta Pública, explicar o que é, para que serve, quando foi criado, como utilizá-lo, entre outras informações. E vamos também recepcionar as contribuições da população local, diretamente envolvida e interessada na melhoria das unidades de conservação”, explica o secretário executivo do Brasília Ambiental, Thúlio Moraes.

Equipe do Brasília Ambiental e das administrações de Sobradinho e de Sobradinho II visitaram o Parque Recreativo e Ecológico Canela da Ema (Sobradinho II) e as nascentes do Ribeirão Sobradinho | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O secretário e a equipe técnica do instituto visitaram recentemente o Parque Recreativo e Ecológico Canela da Ema (Sobradinho II) e as nascentes do Ribeirão Sobradinho. Ambas as visitas foram acompanhadas pelos administradores das respectivas RAs, Diego Matos e Gutemberg Tosatte Gomes.

Moraes enfatiza que essas visitas são fundamentais para que o Brasília Ambiental entenda a necessidade de requalificação desses espaços. “A vistoria in loco no conjunto de nascentes do Ribeirão Sobradinho, por exemplo, nos ajudou a sedimentar o entendimento da importância ecológica daquele espaço, que deve se tornar, mais à frente, uma unidade de conservação, sob a gestão do Brasília Ambiental. Verificamos que ela apresenta alguns atributos sensíveis que precisam de uma intervenção meio que imediata. O intuito da nossa visita foi entender a dimensão desse problema e contribuir, como for possível, em uma ação de governo para pensar soluções para essa questão”, esclarece o secretário.

[Olho texto=”O Brasília Ambiental está com consulta pública virtual aberta no seu site para a criação e recategorização de unidades de conservação da bacia hidrográfica do Ribeirão Sobradinho desde o dia 31 de janeiro, e permanecerá até 2 de março” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Diego Matos ressalta a necessidade de os moradores da RA terem participação ativa nas audiências públicas. Segundo ele, é uma ferramenta para que eles possam contribuir com a qualidade de vida da cidade. “É de extrema importância a comunidade participar da gestão das unidades de conservação de Sobradinho II. A iniciativa do Brasília Ambiental vai possibilitar a nossa população manifestar suas opiniões e sugestões nas audiências públicas. Estaremos todos unidos pelas melhores resoluções para conservar o meio ambiente da nossa cidade. Esse feito é de fundamental importância para a manutenção da qualidade de vida de todos nós”, enfatiza.

Gutemberg Tosatte Gomes endossa que a preservação das UCs é muito importante às RAs, e que isso está atrelado à participação das comunidades. “Estamos bem otimistas com relação à participação da comunidade nas audiências públicas. Sobradinho tem grandes riquezas que precisam ser conservadas e isso trará grandes benefícios à nossa comunidade. De antemão, já agradecemos a iniciativa do Brasília Ambiental, dando oportunidade para a população participar ativamente desses processos em prol do meio ambiente”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Brasília Ambiental está com consulta pública virtual aberta no seu site para a criação e recategorização de UCs da bacia hidrográfica do Ribeirão Sobradinho desde o dia 31 de janeiro, e permanecerá até 2 de março. Os estudos técnicos para embasar essa consulta estão disponíveis no mesmo endereço, assim como o vídeo institucional com mais informações sobre a proposta. As contribuições poderão ser recebidas via protocolo no instituto ou pelo e-mail ucrb@ibram.df.gov.br.

O estudo técnico e a proposta de poligonais envolvem seis UCs compreendidas na UHRS: o Parque Ecológico e Vivencial de Sobradinho; os parques ecológicos dos Jequitibás e Sementes de Itapoã; o Parque Recreativo de Sobradinho II; o Parque de Centro de Lazer e Cultural Viva Sobradinho; e o Parque Recreativo e Ecológico Canela da Ema.

O Brasília Ambiental esclarece que a consulta pública não é deliberativa. As contribuições são recepcionadas para aperfeiçoar a proposta. A realização da consulta confere transparência às ações do Governo do Distrito Federal (GDF).

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental