14/02/2023 às 17:01, atualizado em 15/02/2023 às 19:22

Saúde prepara estratégias para feriado de Carnaval

Tendas do Samu na Torre de TV, distribuição de preservativos nas UPAs e reforço nas equipes são algumas das medidas adotadas pela pasta

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Para que os foliões aproveitem o feriado de carnaval, a Secretaria de Saúde prepara esquema com reforço de equipes, tendas em local estratégico e distribuição de preservativo nas unidades de pronto atendimento (UPA 24h).

Entre as estratégias programadas, as tendas do Samu instaladas na Torre de TV e no Parque da Cidade servirão como apoio à rede de saúde com condições de fazer atendimentos mais urgentes e característicos de festas populares como o Carnaval | Foto: Divulgação/Ascom Saúde

Nos dias 19, 20 e 21, as tendas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão na Torre de TV e no Parque da Cidade para atender casos leves. Além da tenda, o Samu estará com equipe reforçada no período pelo número 192.

Em casos de maior gravidade, a região central terá o serviço de urgência e emergência de politrauma, ortopedia e oftalmologia do Hospital de Base. “Se a pessoa estiver próxima e torcer o pé, por exemplo, deve ir para essa unidade”, afirma a coordenadora da Rede de Urgências e Emergências da Secretaria de Saúde, Thaís Braga.

[Olho texto=”É necessária a prevenção nas relações sexuais, mas caso uma pessoa tenha o contato íntimo desprotegido deve buscar em até 72 horas a profilaxia pós-exposição (PEP), de hepatites, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O atendimento está disponível em toda a rede de saúde” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) é indicado para clínicas médicas, que trata de alcoolemia, diarreia, desidratação, infecções intestinais e pontos em pequenos cortes. Para demandas de pediatria e ginecologia na região central, é recomendado o Hospital Materno-Infantil.

UPAs 24h

A coordenadora destaca que o atendimento inicial deve ser preferencialmente nas unidades de pronto atendimento. As UPAs ainda vão distribuir preservativos masculinos e femininos – o que geralmente é feito pelas unidades básicas de saúde.

Thaís Braga ressalta que é necessária a prevenção nas relações sexuais, mas caso uma pessoa tenha o contato íntimo desprotegido deve buscar em até 72 horas a profilaxia pós-exposição (PEP), de hepatites, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O atendimento está disponível em toda a rede de saúde.

As equipes de saúde serão reforçadas para atender a demanda de carnaval. O Distrito Federal conta com 13 unidades de pronto atendimento e 13 hospitais com portas abertas de urgências emergências, e os endereços podem ser consultados nos links https://igesdf.org.br/unidades/ e https://www.saude.df.gov.br/infos-hospitais.

Cuidados na folia

[Olho texto=”“A pessoa tem que atentar para quantidade e rapidez com que toma a bebida alcoólica”” assinatura=”Camila Monteiro Damasceno, médica” esquerda_direita_centro=”direita”]

As ações da Saúde vão auxiliar quem buscar ajuda, mas a secretaria também alerta para os cuidados para evitar algum mal-estar. Até porque doenças como infecção intestinal, desidratação e ressaca podem atrapalhar a diversão de qualquer folião. Por isso, tenha em mente estratégias para evitar esses desgastes.

“O principal cuidado antes de sair de casa é escolher uma roupa ou uma fantasia que seja leve e confortável”, alerta a Referência Técnica Distrital de Medicina da Família, a médica Camila Monteiro Damasceno. A profissional ainda destaca que é importante estar bem hidratado e dar preferência a comidas leves, ou seja, que não sejam gordurosas e de difícil digestão.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Quem ingerir bebidas alcoólicas deve evitar misturar com energético e alternar o consumo do álcool com água, mantendo o corpo hidratado. “A pessoa tem que atentar para quantidade e rapidez com que toma a bebida alcoólica”, ressalta a médica.

E fantasias?

Os foliões que não abrem mão de muito brilho e glitter para aproveitar os dias de festa devem ficar atentos caso caia um pouco dos materiais nos olhos. Se isso acontecer, a recomendação é lavar bem o local apenas com água ou soro fisiológico.

Outro cuidado é com o uso de pomadas ou ceras modeladoras para fazer tranças e penteados. “Esse produto fica no cabelo e com chuva ou suor pode escorrer e cair no olho, causando conjuntivite e até risco de cegueira”. A orientação é procurar o serviço de emergência oftalmológico o mais rápido possível.

*Com informações da Secretaria de Saúde